Um grupo de 145 pacientes é considerado recuperado do coronavírus em Porto Alegre. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde da Capital na tarde desta segunda-feira (13). A última atualização, no domingo (12), indicava que 117 pessoas estavam recuperadas. Ou seja, só nesta segunda, 28 pacientes foram considerados dessa forma.
Dos 145 pacientes curados, 64 são mulheres e 81 são homens. São consideradas recuperadas as pessoas assintomáticas há pelo menos 14 dias do início do quadro. Nesta segunda, conforme a prefeitura, os serviços de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da cidade tinham 20 pacientes com suspeita de covid-19 e 39 confirmados.
Conforme o boletim desta tarde, a Capital conta com 324 casos da doença — foram 13 novas confirmações nesta segunda. Outros 430 casos seguem em análise e 1.016 foram descartados.
Oito pessoas morreram na cidade até a noite desta segunda. No RS, são 685 casos, com 18 óbitos entre eles.
Nesta segunda, o Ministério da Saúde classificou Porto Alegre em emergência no indicador de vigilância devido ao número de casos confirmados de coronavírus. A informação, entretanto, foi corrigida: a capital gaúcha não está em estado de emergência.
O Rio Grande do Sul continua em estado de alerta, a classificação mais branda do Ministério da Saúde. O Estado tem 58 casos por um milhão de habitantes — Amazonas, por exemplo, que lidera o ranking, tem 303 casos por um milhão de habitantes.
CURADOS ou RECUPERADOS? Qual a palavra mais adequada?
Não há consenso entre as instituições que detêm informações sobre a pandemia do coronavírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre usam a palavra "recuperados", enquanto o Ministério de Saúde (MS) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) optam por "curados". GaúchaZH respeitará a fonte que estiver repassando a informação. Nas notícias sobre o coronavírus em Porto Alegre, por exemplo, como a fonte é a SMS, usaremos "recuperados".