- O último balanço do Ministério da Saúde aponta para 800 mortes no Brasil e 15.927 casos confirmados de coronavírus
- Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, o RS tem 581 pacientes com covid-19. A maioria deles, 279, em Porto Alegre
- O Estado já registra 11 mortes por coronavírus, sendo seis na Capital
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre confirmou, nesta quarta-feira (8), que 105 pessoas estão recuperadas da covid-19. Até o momento, foram 60 homens e 45 mulheres que estavam com a doença, mas já estão sem registro do coronavírus. Foram 28 pessoas curadas a mais em comparação à terça-feira (7). São consideradas recuperadas as pessoas assintomáticas há pelo menos 14 dias do início do quadro.
Já o número de pacientes que estão internados nas Unidades de Terapia Intensiva da Capital é de 20 casos suspeitos da covid-19 e 36 casos confirmados. Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o número de confirmações da doença está em 292.
Porto Alegre confirmou nesta quarta a sexta morte por coronavírus. A vítima é um homem, de 81 anos, que estava internado desde o dia 20 de março na UTI do Hospital de Clínicas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ele começou a apresentar os sintomas no dia 18. O homem tinha histórico de comorbidade e havia retornado da Espanha, com escala na Itália.
CURADOS ou RECUPERADOS? Qual a palavra mais adequada?
Não há consenso entre as instituições que detêm informações sobre a pandemia do coronavírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre usam a palavra "recuperados", enquanto o Ministério de Saúde (MS) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) optam por "curados". GaúchaZH respeitará a fonte que estiver repassando a informação. Nas notícias sobre o coronavírus em Porto Alegre, por exemplo, como a fonte é a SMS, usaremos "recuperados".