Com o objetivo de localizar pessoas vulneráveis com sintomas de infecção pelo coronavírus, o Ministério da Saúde está telefonando para cidadãos em todo o país. Durante a ligação, uma voz automatizada faz perguntas sobre, por exemplo, a condição de saúde do interlocutor. As informações são do jornal O Globo.
— Olá, boa tarde. Aqui é do Ministério da Saúde. Você pode falar agora? — diz a voz no início da ligação.
De acordo com o ministro Luiz Henrique Mandetta, o serviço teve início na terça-feira (31) e a meta é ligar para 125 milhões de brasileiros. O ministro destacou a iniciativa em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.
Caso a pessoa relate sintomas da covid-19, um profissional de saúde passará orientações sobre postos ou hospitais a serem procurados. Além disso, dicas de prevenção serão repassadas para a população em geral.
A ideia da iniciativa é monitorar a distância as pessoas em isolamento domiciliar, conhecendo seu estado de saúde durante todo o período.
Como saber se não é trote
Para ter certeza que a ligação é do Ministério da Saúde e que não se trata de um trote ou golpe, o cidadão deve ficar atento ao número que aparece no identificador de chamadas, que deve ser do Disque Saúde: 136. Perguntas e pedidos sobre dados bancários e financeiros não fazem parte do protocolo.
Além das ligações, há outra ferramenta que poderá auxiliar a população neste momento: o aplicativo Coronavírus SUS, que possibilita que a Secretaria de Vigilância em Saúde disponibilize comunicados para usuários em geral ou específicos. A recente atualização também permite o envio de mensagens e alertas aos celulares e tablets, mesmo com o aplicativo fechado.
O aplicativo está disponível para download nas principais plataformas digitais.



