Mesmo com a pressão de comerciantes e clientes pela reabertura imediata de lojas e serviços ainda nesta semana, a prefeitura de Santa Cruz do Sul decidiu esperar. O prefeito, Telmo Kirst, só irá permitir a retomada do funcionamento do comércio na segunda-feira (20), enquanto o gabinete que cuida da crise do coronavírus define os protocolos para evitar um contágio rápido pela doença.
Com 130 mil habitantes e referência na região do Vale do Rio Pardo, o município poderia ter reaberto o comércio já na quinta (16), já que não faz parte da Região Metropolitana de Porto Alegre - única área em que o governo do Estado entende que as lojas ainda devem permanecer fechadas. No entanto, para o prefeito, é preciso ter cuidado nos próximos dias.
- Existe grande expectativa de médicos e da comunidade científica para as próximas duas semanas. Elas serão decisivas e, se nós afrouxarmos o isolamento, corremos grande risco de ter rápida contaminação do vírus - declarou Kirst.
As regras para reabrir o comércio serão definidas por um grupo formado pela Secretaria Municipal da Saúde, Procuradoria e entidades do comércio. Entre as medidas estudadas, está a obrigatoriedade de uso de máscaras para clientes e comerciantes e a restrição de entrada de pessoas nas lojas. Outras atividades - como academias, construção civil e indústria - também terão regras específicas. O novo decreto deve ser publicado no domingo (19) e terá validade por 15 dias.
Em 23 de março, o município abriu um hospital de campanha em um ginásio, com 50 vagas para o tratamento contra a pandemia. Segundo o prefeito, mais de 400 pessoas foram atendidas no local, evitando a superlotação do restante do sistema de saúde do município - o que era uma preocupação no início da pandemia.
- É preciso lembrar que a pesquisa do Estado apresentada pelo governador Eduardo Leite demostra que o Rio Grande do Sul tem 5 mil pessoas infectadas, sem saber, e que circulam pelas ruas infectando outras pessoas. Então, a nossa preocupação com a vida e a saúde das pessoas continua sendo a prioridade do governo municipal - ponderou Kirst.
Até esta sexta-feira (17), Santa Cruz do Sul tinha dois casos confirmados de covid-19. Outras duas pessoas de municípios próximos estão com a doença e também foram atendidas no município, segundo a prefeitura.