O Hospital Divina Providência inaugurou, na semana passada, uma unidade para atender pacientes com sintomas de covid-19. O anexo fica na área externa do hospital e funciona diariamente, das 7h às 19h.
Além de separar os casos suspeitos dos demais pacientes, a Unidade Fast Track destina profissionais exclusivamente para a assistência aos sintomáticos. O espaço conta com dois consultórios e salas de espera, de triagem e de coleta.
O gerente médico do Divina Providência, William DalPra, explica que a equipe do hospital tem se preparado desde janeiro para atender à demanda de pacientes com coronavírus. A construção do anexo integra a segunda fase do plano de contingência.
— Construímos o espaço externo porque previmos uma necessidade de atendimento rápido. Atender significa estratificar o risco do paciente e a partir daí definir o atendimento, a critério do médico, com testagem e alocação em leito ou UTI, dependendo da gravidade — explica o médico.
O hospital ainda dispõe de área interna exclusiva para pacientes com coronavírus com 10 leitos regulares e 16 de tratamento intensivo, havendo possibilidade de expansão. Até o momento, duas pessoas com covid-19 estão internadas em UTI no Divina Providência.
– A demanda tem aumentado progressivamente, mas gradualmente. Não está acontecendo um fenômeno como na Itália e Espanha, onde houve uma demanda muito grande e no mesmo tempo de pacientes com a doença. Aqui, a gente observa uma demanda mais lenta.