O Hospital Divina Providência, de Porto Alegre, ganhou uma rede de voluntários para a produção de aventais e máscaras para profissionais de saúde que enfrentam a pandemia de coronavírus. O grupo espera produzir cerca de 60 mil aventais e 40 mil máscaras para o mês de abril e pede doação de materiais.
O projeto voluntário começou a partir de uma publicação em uma rede social solicitando a ajuda de pessoas que soubessem costurar para a produção de materiais de segurança, voltado aos profissionais de saúde. Ao total, mais de mil pessoas estão auxiliando na força-tarefa.
Segundo a coordenadora da hotelaria do Divina Providência, Elisangela Calvi, a compra dos equipamentos de proteção individual (EPIs) se tornou mais complicado, por culpa da pandemia.
— Só temos duas costureiras dentro do hospital e então pensamos em pedir ajuda à comunidade. Em menos de 24 horas quase mil pessoas entraram em contato — afirma Elisangela.
Conforme a coordenadora, materiais como tecidos TNT e SMS, elásticos, linhas, velcro e punhos são entregues por motoristas do hospital nas casas dos voluntários, seguindo as recomendações de higiene. Após a confecção, as máscaras e aventais são enviados à instituição. Na primeira semana, foram produzidos 800 EPIs.
Uma das voluntárias é Marilene de Oliveira, proprietária de duas escolas de costura, uma em Porto Alegre e outra em São Paulo. Segundo ela, a escola da Capital está fechada seguindo as recomendações da quarentena e com isto, mais de 24 equipamentos de costura e mesas de corte estavam parados.
— É uma forma leve de enfrentarmos essa pandemia e ajudar quem precisa. Eu e meus alunos não pensamos duas vezes. Recebo o material, faço o recorte e envio para a casa deles. Cada um produz do seu lar — explica Marilene.
As peças usadas pelos profissionais da saúde do hospital, e também serão destinados conforme necessidade para outros três hospitais da Rede de Saúde Divina Providência no Estado, que atendem 100% pelo SUS.
Quem quiser ajudar ou doar materiais para a confecção, pode entrar em contato neste link.