O governo do Estado finalizou, nesta quarta-feira (29), a classificação de risco por coronavírus em cada localidade do território gaúcho. As regiões de Lajeado, no Vale do Taquari, e Passo Fundo, no norte do RS, foram consideradas as de maior risco no Rio Grande do Sul, incluídas na bandeira vermelha, categorização que fica atrás apenas da preta, que representa risco máximo. A classificação contabiliza, entre outras variáveis, incidência e velocidade de proliferação do vírus, e ocupação de leitos de UTI. GaúchaZH teve acesso ao documento.
As regiões de Porto Alegre (incluindo entorno de Canoas e de Novo Hamburgo), Caxias do Sul e Santa Maria foram classificadas com a bandeira laranja, o antepenúltimo grau de risco.
Como as bandeiras (de cores preta, vermelha, laranja e amarela) são definidas a partir dos dados atualizados de incidência do vírus e dos leitos de UTI, essas classificações podem mudar até que o novo modelo do governo do Estado seja colocado em funcionamento. Na tarde desta quinta-feira (29), o governador Eduardo Leite vai apresentar os detalhes do novo modelo, em entrevista coletiva, no Palácio Piratini. Antes disso, ainda dialoga sobre o novo plano com prefeitos e setores econômicos.
Os protocolos que serão usados, em cada região, para cada setor produtivo, diante de cada nível de risco, ainda estão sendo definidos. O Piratini abriu um prazo, até sábado (1º), para que entidades façam sugestões de protocolos técnicos. Foram definidas 50 atividades produtivas, que terão regras próprias em cada nível.
Por conta desse detalhamento técnico, o novo modelo de distanciamento social deve ser implementado apenas na próxima semana.