O governador Eduardo Leite aproveitou o primeiro contato com o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, para pedir que o governo federal libere para funcionamento 298 novos leitos de UTI adulto no Rio Grande do Sul. Os leitos estão prontos, mas ainda dependem da habilitação, ou seja, análise de documentos e garantia de recursos financeiros do Ministério da Saúde.
Até agora, o Rio Grande do Sul tem 1.700 leitos, usados por 1.125 pacientes (66,2% de ocupação). Desses pacientes, 84 estão confirmados com covid-19 e 151 são casos suspeitos.
Os pedidos ocorreram durante o primeiro contato de Leite com Teich desde que o novo ministro foi nomeado, há 13 dias. Desde que assumiu, o Ministério da Saúde tem priorizado o envio de recursos para os Estados mais afetados pelo coronavírus. Leite aproveitou o encontro para destacar ao ministro que, com a chegada do frio, o Rio Grande do Sul pode ter um aumento expressivo de casos e falta de equipamentos.
Durante a conferência do ministro com os três governadores do Sul do Brasil, pela internet, Leite ainda reforçou os pedidos por habilitação de leitos clínicos, testes e respiradores.
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, aproveitou o encontro para pedir auxílio técnico do Ministério na construção da portaria estadual que vai estabelecer as regras para operação de frigoríficos em solo gaúcho. Não houve resposta para o pedido, durante a reunião.