Auditores fiscais do trabalho finalizaram inspeção na unidade frigorífica da Nicolini, em Garibaldi, onde houve uma morte de trabalhador em razão do coronavírus, e acertaram com a empresa a ampliação de medidas preventivas para conter as contaminações na planta.
— Prestamos orientação e houve implementação imediata de medidas, como a redução da produção e o afastamento de cerca de cem trabalhadores além dos integrantes do grupo de risco. Com isso, é possível garantir mais distanciamento entre os trabalhadores. Também foram retirados bebedouros e ampliadas as ofertas de álcool gel nos ambientes — diz Mauro Marques Müller, coordenador estadual da seção de Saúde e Segurança do Trabalho, célula da Superintendência Regional do Trabalho.
A reportagem tentou contato com a direção da Nicolini por dois dias, mas não houve retorno.
A Superintendência Regional do Trabalho também está fazendo inspeções em frigoríficos da Seara e da JBS, ambos em Caxias do Sul. Müller diz que os fiscais enviaram notificações para 60 empresas do ramo de médio e pequeno porte, na região da Serra, em que não ocorreram vistorias presenciais. Os documentos listam medidas preventivas a serem adotadas para evitar o surgimento de focos de coronavírus nas plantas. Também foi solicitado que as unidades enviem as comprovações de que estão adotando as precauções recomendadas, desde identificação de casos suspeitos, cuidados no transporte de trabalhadores em ônibus e rigores de higiene.
As unidades frigoríficas se tornaram focos de surtos de coronavírus no Rio Grande do Sul, seguindo uma característica já apresentada pela pandemia nos Estados Unidos. No início desta semana, a Secretaria da Saúde monitorava 10 plantas industriais no Estado devido à contaminação entre trabalhadores.
Em Passo Fundo, a unidade da JBS foi interditada pelos auditores fiscais no dia 24 de abril após 19 dos 2.650 funcionários testarem positivo para a covid-19. Segundo dados da Saúde, compilados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), os infectados nesta fábrica pularam para 48 no início desta semana, com a morte de quatro familiares de trabalhadores. Há casos confirmados da doença também em frigoríficos em Marau, Serafina Corrêa, Tapejara, Trindade do Sul, Lajeado e Encantado.