Hospitais de Porto Alegre começaram a retomar nesta segunda-feira (27) os procedimentos eletivos após a nova orientação da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que autoriza as instituições a realizarem serviços não essenciais durante a pandemia de coronavírus. São considerados eletivos os atendimentos com possibilidade de agendamento prévio e sem caráter emergencial. A liberação ocorre após a queda no número de internações pela covid-19.
Levantamento de GaúchaZH apontou que, dos sete hospitais pesquisados, cinco estão com atendimento normalizado: São Lucas, Moinhos de Vento, Divina Providência, Mãe de Deus e Santa Casa de Misericórdia. Já os hospitais Nossa Senhora da Conceição e Clínicas, ambos considerados de referência para o tratamento de pacientes com coronavírus, os procedimentos eletivos estão sendo avaliados. No Conceição, por exemplo, cirurgias de varizes e hérnia seguem suspensas, mas procedimentos oncológicos e de risco estão em operação.
No último dia 23, a SES publicou uma portaria regulamentando a realização de procedimentos eletivos nas instituições de saúde públicas e privadas. Estão autorizados, com restrições, os serviços de hospitais, clínicas, consultórios, diagnóstico por imagens, ótica, laboratórios óticos, assistência e prótese odontológica. Também estão autorizadas as consultas a domicílio de médicos, veterinários, fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde. Cirurgias bariátricas e estéticas, no entanto, seguem sem liberação.
Veja a situação em cada hospital
Hospital São Lucas
O Hospital São Lucas da PUCRS retomou os exames no Centro de Imagens e, em breve, fará o mesmo com os do Centro Cirúrgico. Todos estão cumprindo as regras e as adequações para garantir a segurança dos pacientes e das equipes.
Hospital Moinhos de Vento
O Moinhos anunciou que parte das cirurgias e exames médicos não urgentes será retomada. A decisão foi informada pelo Comitê Executivo de Enfrentamento do Coronavírus da instituição e está de acordo com as orientações do Conselho Regional de Medicina e sociedades médicas, segundo a administração. A medida foi tomada após a avaliação das taxas de ocupação das áreas destinadas ao atendimento de pacientes infectados por coronavírus.
Hospital de Clínicas
O Clínicas vai estudar o aumento, muito controlado, das suas atividades assistenciais não essenciais, alinhado com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Hospital Divina Providência
A instituição informou que está de acordo com a determinação e voltou a realizar procedimentos.
Hospital Nossa Senhora da Conceição
Cirurgias totalmente eletivas, como varizes, hérnias e plásticas, estão suspensas. Cirurgias oncológicas seguem normalmente. Casos em que haja risco de perda de função ou órgão também continuam sendo realizadas.
Hospital Mãe de Deus
Informou que está atenta às manifestações e recomendações emitidas pelas autoridades sanitárias e entidades técnicas da área da saúde. Para cirurgias e procedimentos cujo adiamento indefinido não é a melhor decisão, o Mãe de Deus afirma que adotou a postura de continuidade do funcionamento dos serviços.
Santa Casa de Misericórdia
Decidiu retomar parcialmente processos assistenciais desde 30 de março. Operações agendadas terão sua realização avaliada caso a caso de acordo com as necessidades. Consultas e exames ambulatoriais voltarão a acontecer, também de acordo com os agendamentos já existentes antes da suspensão, nas áreas de transplante, oncologia, pré-natal, traumatologia, cardiologia, neurologia, pneumologia e pós-operatório. As de outras áreas terão metade dos agendamentos atendidos.