Coronavírus Serviço

 Vale do Taquari

Hospital em Lajeado tem todos os leitos de UTI reservados para covid-19 ocupados

Município teve foco em um frigorífico, o que ampliou disseminação do coronavírus na região

Eduardo Pinzon

Enviar email
Divulgação / Hospital Bruno Born
Município do Vale do Taquari tem 51 casos e duas mortes confirmadas por coronavírus

O Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, no Vale do Taquari, registrou nesta segunda-feira (27) taxa de ocupação de 100% dos leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) destinados exclusivamente ao tratamento da covid-19. A instituição reservou 38 leitos para pacientes com suspeita ou confirmação da doença. Desses, 13 são leitos de UTI. Nesta madrugada, o hospital tinha sete pacientes com a doença e seis com suspeita internados na UTI, ocupando todos os leitos da unidade.

Segundo a instituição, a chamada UTI Covid contava com seis leitos, passou para oito após duas semanas, chegado à capacidade máxima neste mês, com 13 leitos. 

A Secretaria Estadual de Saúde confirma 51 casos e duas mortes no município. Um óbito ainda aguarda o resultado do teste para doença, realizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

O setor de internação da ala destinada exclusivamente ao atendimento de casos suspeitos ou confirmados de coronavírus está com 75% de ocupação. A instituição informou que a "diretoria deve se reunir ainda hoje para definir o que a fim de buscar o melhor atendimento possível à população".

Segundo o secretário de Saúde do município, Cláudio Klein, o aumento de casos na cidade é decorrente de surtos iniciados em dois frigoríficos da região. Cerca de 40% do total de internados nos leitos destinados à covid-19 são funcionários de duas empresas, uma delas com 1,8 mil colaboradores e outra com mais de 2,3 mil funcionários. Ele diz, no entanto, que a capacidade de atendimento do Hospital Bruno Born é maior do que a registrada pelo governo estadual.

— A situação do frigorífico com menos colaboradores já está mais controlada. Seguimos monitorando a situação da outra fábrica, que fica distante cerca de 500 metros — comentou Klein. 

Ainda conforme o secretário, dois respiradores de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) serão cedidos ao hospital Bruno Born — ampliando para 15 o número de leitos de UTI.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00