O isolamento social dos idosos tem como objetivo prevenir a contaminação pela covid-19, mas pode trazer como efeito colateral o sedentarismo. Como é fundamental manter o corpo ativo para não perder mobilidade ou qualidade de vida, mesmo dentro de casa é possível fazer atividades básicas que não exigem muito espaço ou qualquer tipo de equipamento, como alongamentos, giro de articulações e alguns exercícios como simular uma corrida sem sair do lugar.
A profissional de Educação Física e nutricionista Raquel Lupion afirma que o tipo de atividade física que os idosos são capazes de executar varia conforme a faixa etária e a condição de saúde de cada um. Pessoas mais próximas dos 60 anos, por exemplo, muitas vezes conseguem realizar os mesmos exercícios de jovens adultos. Quando a idade avança, pode ser necessário moderar a malhação.
— Nesse período, mais importante do que pensar em condicionamento físico é simplesmente mexer o corpo — sustenta Raquel, que sugere 13 exercícios.
PRESTE ATENÇÃO
Somente realize as atividades que estão de acordo com sua condição física.
Alongamentos
1) Em pé, com as pernas unidas, levante os braços sobre a cabeça e entrelace os dedos das mãos. Depois, dobre o tronco para baixo e tente encostar com os dedos da mão no chão.
2) Novamente com o corpo ereto, levante os braços sobre a cabeça e entrelace os dedos das mãos. Nessa posição, incline o quadril lateralmente para a esquerda e para a direita.
3) Se tiver facilidade para sentar e se erguer: sente-se no chão com as pernas esticadas e abaixe o tronco sobre elas. Permaneça alguns segundos nessa posição e retorne.
4) Em pé, com as pernas ligeiramente afastadas, tente encostar no chão com os dedos das mãos, inclinando o tronco para baixo.
5) Sentado e com as pernas cruzadas, gire o tronco para trás para ambos os lados.
Articulações
6) Entrelace os dedos das mãos e gire os pulsos fazendo movimentos circulares.
7) Gire os braços esticados para frente e para trás.
8) Em pé e com os braços esticados ao longo do corpo, gire a cabeça (inclinada para baixo ao passar pelo peito, para o lado ao passar por cada ombro e para cima ao passar pelas costas) em ambas as direções.
9) Com as mãos na cintura, balance cada perna para frente e para trás. Depois, gire cada uma delas no sentido horário e no sentido anti-horário.
10) Agache-se, como se fosse sentar numa cadeira, ao mesmo tempo em que ergue os braços para a frente. Erga-se e repita o movimento.
Caminhadas
11) Caminhe por dentro de casa, de preferência em um espaço um pouco mais amplo, sem obstáculos por perto e sobre uma superfície não escorregadia (como um corredor, se houver).
12) Se estiver habituado a fazer atividades mais intensas, pode simular uma corrida sem sair do lugar por alguns minutos.
13) Se houver algum degrau, suba e desça repetidas vezes colocando um pé, depois o outro. Cuidado para não perder o equilíbrio.