Três hospitais gaúchos serão contemplados com os 30 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) liberados pelo Ministério da Saúde para o Rio Grande do Sul. O reforço no número de leitos nos Estados integra o plano de ação do governo federal no combate ao coronavírus.
Terão leitos exclusivos para o tratamento de pacientes graves da covid-19 os hospitais Universitário de Canoas, o Clínicas de Passo Fundo e o São Vicente de Paulo de Osório. A lista de instituições escolhidas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) já foi encaminhada a Brasília, mas ainda não foi informado quantos leitos ficarão a cargo de cada hospital.
Nesta semana, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou a criação de 540 novos leitos de tratamento intensivo no país para o atendimento de pacientes com coronavírus. Do total, 30 são no Rio Grande do Sul.
Além desses, o governo de Eduardo Leite ainda aguarda a ativação de 105 leitos de UTI do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Na última sexta-feira (13), os ministérios da Saúde e Educação liberaram R$ 57 milhões para a instituição, com o objetivo de equipar parte dos novos anexos do hospital – permitindo que o Clínicas se torne referência regional durante a pandemia.