Para evitar a propagação do coronavírus, alguns serviços ligados a prefeitura de Porto Alegre foram alterados, priorizando o atendimento pela internet.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que a partir desta terça-feira (17) alguns serviços serão realizados apenas pelo site. Entre eles solicitações de cópia de documentos, cópia integral de processos, transporte, trânsito, credenciais, veículos em situação de abandono, parklets e também os serviços prestados aos operadores.
A EPTC também prorrogou por 60 dias os pedidos de renovação da credencial de isenção no transporte coletivo a pessoas com deficiência, a validade de cadastramento de usuário idoso (a partir de 65 anos) e, para aqueles que já possuíam o benefício da isenção da tarifa até a data da publicação da Lei nº 12 503, de 18 de janeiro de 2019, o recadastramento dos idosos (60 a 65 anos).
O Sine Municipal também alterou a forma de atendimento. Para evitar concentração de pessoas em local fechado, as fichas de todos os serviços serão distribuídas na fila externa, e o acesso às dependências será liberado em grupos de cinco pessoas para encaminhado de vagas de emprego e de duas para seguro desemprego, totalizando sete pessoas por vez nas dependências do Sine.
A Secretaria Municipal da Fazenda também informou que, a partir de quarta-feira (18), os serviços de atendimentos aos contribuintes serão realizados, exclusivamente, pela internet. Os canais online são via site, portal de atendimento ou pelo e-mail: atendimentofazenda@portoalegre.rs.gov.br.
O telefone 156, na opção de número quatro, também estará disponível para atendimento. Para quem liga de outras cidades o número é (51) 3289.0156. Já quem procura serviços de parcelamento os contatos são via WhatsApp (51) 99348-9424 ou e-mail pagamentofazenda@portoalegre.rs.gov.br.
O Procon Porto Alegre também informou que, a partir da quarta-feira (18), o atendimento presencial será exclusivo para consumidores que fizerem agendamento prévio no site.