A fiscalização fechou 11 bancas do Mercado Público na sexta-feira (20) em razão das novas regras de funcionamento estabelecidas em decreto da prefeitura de Porto Alegre. A ação não configura interdição, mas uma orientação para que as lojas encerrassem as atividades sob o risco de serem penalizadas caso seguissem em funcionamento.
Foram suspensas as atividades dos locais que não se enquadram na categoria de comércio alimentício, como artigos religiosos e decorativos, agropecuárias e artesanatos, além de uma loja de aquários e peixes e uma cachaçaria. Segundo a prefeitura, uma loja de suplementos alimentares também foi autuada porque estava funcionando em desacordo com o alvará.
O horário das lojas que operam dentro do prédio do Mercado será das 9h às 17h – anteriormente era das 7h30min às 19h. Os estabelecimentos com entrada externa não fazem parte da restrição. O espaço não pode receber, simultaneamente, mais do que 30% da capacidade de público. O prédio só pode ser acessado pelo Largo Glênio Peres e pela Avenida Borges de Medeiros.
Confira quais foram os estabelecimentos fechados:
- Comércio de Aves (Banca 75)
- Agropecuária (Banca 69)
- Aquário Stanivetti (Banca 51)
- Cachaçaria (Banca 95)
- Banca 25
- Banca 2
- Flora Bandeira (Banca 1)
- Flora Rainha do Mar
- Flora 37 (Banca 37)
- Flora Colesar (Banca 45)
- Banca 70