O Hospital São José, de Taquari, no Vale do Taquari, recebeu do judiciário local o valor de R$ 253.925 mil para aquisição de equipamentos de saúde para serem usados no combate ao coronavírus. A quantia é proveniente do pagamento de penas alternativas. A verba se destina à compra de cinco camas elétricas, dois carros de emergência, um cardioversor, cinco bombas de infusão, cinco monitores de sinais vitais e EPIs. A utilização do valor fica limitada aos objetos descritos no projeto, e a prestação de contas deverá ocorrer no prazo de 90 dias.
O pedido foi feito pela Associação Taquariense de Saúde e deferido pelo juiz Leonardo Bofill Vanoni. O magistrado afirmou que, em casos excepcionais, é permitido o repasse com dispensa de edital. Em sua decisão, Vanoni destacou que o momento é de precaução, responsabilidade pública e, sobretudo, fraternidade. O magistrado escreveu ainda que "se impõe a harmonia entre os poderes e auxílio mútuo. Mais do que nunca, é o momento de união em prol do sistema de saúde e, consequentemente, da vida dos cidadãos brasileiros."
A destinação dos valores é regulada por provimento da Corregedoria-Geral da Justiça do Rio Grande do Sul e por resolução do Conselho Nacional de Justiça.