Cena recorrente nos últimos dias em postos de saúde do Interior e em farmácias da Capital, as filas de idosos buscando imunização contra a gripe também se traduz nos números: quase metade das pessoas acima de 60 anos, que integram o grupo prioritário, já foi vacinada no Estado. A meta é imunizar 1,46 milhão de idosos gaúchos.
Iniciada em 23 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe atingiu 48% desse total: 712 mil pessoas. Os números constam no sistema de acompanhamento em tempo real da Secretaria Estadual da Saúde, atualizado até o meio-dia desta terça-feira (31).
O balanço inclui ainda as doses aplicadas em farmácias, medida adotada pela prefeitura de Porto Alegre para reduzir os riscos da exposição dos idosos nos postos de saúde, onde pessoas com as mais variadas síndromes são tratadas. De acordo com a Secretaria da Saúde da Capital, 43 mil vacinas foram aplicadas nesta modalidade.
Na segunda-feira (30), o Ministério da Saúde repôs, pela terceira vez, as doses no Rio Grande do Sul — a última remessa contou com 376 mil unidades. Com essa leva, o RS já recebeu 76% das vacinas previstas na primeira etapa da campanha, que inclui, além dos idosos, os profissionais da saúde.
Vacinação retomada em mais de 40 farmácias
Recomendadas por técnicos da área médica como local mais seguro para buscar imunização contra a gripe, farmácias das três redes parceiras na vacinação de idosos retomaram o atendimento desde a manhã desta terça em Porto Alegre. Das 376 mil doses enviadas ao Estado, 67 mil tiveram a Capital como destino — sendo que 16 mil foram distribuídas em unidades das redes Agafarma, Panvel e São João, conforme a demanda estimada em cada região.
Atualização divulgada às 12h pela prefeitura apontava 42 farmácias com doses disponíveis.
Na Panvel, nove lojas instalaram tendas nas calçadas para atender a até 450 idosos cada. Houve filas, ainda de madrugada, principalmente na unidade localizada na esquina das avenidas Getúlio Vargas e Ipiranga, no bairro Menino Deus.
Já na filial da Rua dos Andradas, no Centro Histórico, dois profissionais imunizaram os idosos, que não passavam mais do que cinco minutos aguardando atendimento.
— Estou bem agora — disse aliviada Alice Breyer, 75 anos, enquanto seguia em direção à Praça da Alfândega após receber a vacina.
Nos postos de saúde, a partir de quarta-feira
Com estoques vazios desde a última sexta-feira (27), os postos de saúde de Porto Alegre começaram a receber as doses de imunização contra a gripe na manhã desta terça. Mantidas em salas climatizadas da Coordenadoria Geral da Vigilância em Saúde, as ampolas eram acomodadas em caixas e transportadas pelas responsáveis pela distribuição em cada região.
A enfermeira distrital Marilene Lopes Vieira retirou 250 ampolas, cada uma com 10 vacinas. Serão 1,5 mil doses para a Unidade Básica de Saúde Ramos, no Rubem Berta, e mil para o drive-thru que vacinará os idosos dentro de seus automóveis na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 744, no Jardim Itu Sabará.
— O pessoal lá (da Zona Norte) está ligando direto, todos muito preocupados em se vacinar — conta.
Enquanto organizava o espaço para mais um dia de trabalho intenso, o coordenador do Centro de Saúde Modelo, Francisco Mazzuca, precisou acalmar algumas pessoas que reclamavam de falta da vacina. Ele lembra que, até o ano passado, as doses permaneciam na unidade até próximo do fim da campanha.
— Nós sempre temos muito movimento, aqui é referência, mas não tinha isso de chegar e faltar — afirma.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe vai até 22 de maio.