A pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de mudanças no comportamento e nos hábitos da população. A transformação digital foi acelerada nas empresas, o trabalho remoto se tornou rapidamente uma alternativa viável e o cotidiano passou a ter outra face em razão das medidas de segurança do momento. Para além de questões mais práticas do dia a dia, valores e prioridades também passaram a ser repensados nestes últimos meses pelos consumidores e o significado da palavra "essencial" ou o sentido do que "realmente importa" foram bastante discutidos.
Segundo pesquisa da Nielsen, divulgada assim que o surto da doença chegou ao Brasil, em março, uma das mudanças de hábitos que mais se destacaram em relação ao comportamento do consumidor desde o início foi o crescente interesse por produtos para a manutenção geral da saúde e bem-estar, o que pode ser traduzido como um indicativo do que deve ser priorizado no pós-pandemia. As viagens, portanto, que já nos últimos anos vem se destacando como um dos investimentos preferidos entre os brasileiros, conforme levantamentos realizados pelo buscador de viagens Kayak nos últimos dois anos, deve ganhar ainda mais força nesta onda de reflexão sobre o que realmente vale a pena investir.
Pesquisas apontam que o turismo doméstico deve obter espaço no pós-pandemia. Levantamento realizado pelo Sebrae-SP e TRLV Lab (Laboratório de Inteligência de Mercado em Viagens) aponta que cerca de 53% dos turistas brasileiros pretendem fazer viagens nacionais ainda em 2020. De acordo com a pesquisa, entre as preferências dos entrevistados estão destinos que ofereçam maior contato com a natureza, como cachoeiras, trilhas, montanha, natureza e cavernas. Além disso, há ainda maior inclinação por cidades próximas, que possam ser feitas de ônibus ou carro e com baixa aglomeração.
Soluções inovadoras para atender novas necessidades
A preocupação dos turistas com a segurança nos deslocamentos também gera preocupação entre as empresas de transporte, que têm procurado soluções inovadoras nesse sentido. Uma delas é a empresa gaúcha Marcopolo, que lançou recentemente a plataforma BioSafe. As medidas de segurança implementadas pela companhia buscam preservar a saúde dos passageiros e funcionários, evitando contaminação não somente de Covid-19, mas de outros vírus e bactérias.
Entre as medidas desenvolvidas especialmente para o transporte urbano estão:
● Controlador de acesso com reconhecimento facial e captação de temperatura: Trata-se de um novo totem instalado na entrada dos veículos e terminais de transporte que permitirá sinalizar a existência ou não de febre em passageiros. Outra função é a identificação do uso, ou não, da máscara de proteção facial.
● Acabamentos antimicrobianos: garantem a desinfecção dos locais de contato das mãos e reduzem os riscos de contaminação por vírus e bactérias. Os acabamentos funcionam a partir de aditivos antimicrobianos incorporados ao produto durante o processo de fabricação que contém nanopartículas para a liberação de íons capazes de destruir a membrana celular de microorganismos, eliminando micróbios.
● Tapetes sanitizantes umedecidos: estão incorporados ao pacote e possuem a tarefa de desinfectar os calçados dos passageiros que ingressam no transporte, permitindo uma circulação mais higiênica dentro desses veículos.
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