Moradores de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, já notam a movimentação do Trem do Pampa na linha férrea do município. O Prosper, primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT) fabricado pela Marcopolo Rail, está em fase de testes técnicos. Até sábado (19) são feitas verificações dos processos de segurança do veículo. Futuramente, ele será utilizado em roteiro turístico que terá como tema a cultura gaúcha e os encantos do pampa, com atrações musicais e degustação de vinho.
O veículo pertence à Giordani Turismo, responsável pelo tradicional passeio de Maria Fumaça na serra gaúcha. Segundo a empresa, ainda não há previsão para o início dos passeios porque a operação depende de autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o que ainda não ocorreu. No entanto, a expectativa é de iniciar o roteiro turístico ainda em 2023.
A prefeita de Santana do Livramento, Ana Luiza Moura Tarouco, afirma que será um fomento para um novo modal turístico.
— Já somos um destino de compras e, a partir de agora, com o Trem do Pampa, com as vinícolas e a gastronomia, esse combo, temos um novo foco, que é o turismo de lazer — projeta.
A prefeita prefere não estimar ainda o impacto financeiro com a nova atração turística, mas cita como exemplo a movimentação na cidade com o recente 8º Festival Binacional de Enogastronomia:
— Ao longo de seis dias, transitaram por Santana do Livramento e Rivera mais de 100 mil pessoas para este evento. A lotação foi total na rede de hoteis e de serviços. Eu diria que a expectativa de arrecadação com o Trem do Pampa é extraordinária. Sem dúvida é uma nova frente de arrecadação bastante forte para o município, considerando que temos uma rede hoteleira e de serviços fortes.
O roteiro
Inspirado no formato do passeio da Maria Fumaça, na Serra, o Trem do Pampa vai transitar em um percurso de 20 quilômetros que separa as estações Livramento e Palomas. O passeio terá atrações musicais e culturais, apresentadas por artistas locais dentro do trem, nos vagões batizados de Tannat e Cabernet. O passageiro vai conhecer mais sobre a história e cultura local, observar a paisagem do pampa, contemplar o cartão postal da cidade, que é o Cerro de Palomas, apreciar os parreirais e aproveitar a degustação a bordo. Serão oferecidos vinhos das variedades cabernet franc, gewurztraminer e suco de uva, produzidos na unidade local da Almadén, da Miolo Wine Group.
O passeio será operado apenas aos sábados, em dois horários. O primeiro com saída às 14h (sentido Santana do Livramento / Palomas), visitação à Vinícola Almadén e retorno de ônibus até a Estação Férrea de Livramento. O segundo horário parte de ônibus da Estação de Livramento, às 13h30min, faz a visita na Vinícola Almadén e em seguida embarca no Trem do Pampa na Estação Palomas, retornando à Estação Livramento.
O modelo VLT Prosper é um trem silencioso, tem janelas de vista panorâmica, ar-condicionado, sistema de som e imagem, poltronas reclináveis e acessibilidade. A capacidade é para 100 passageiros e os roteiros duram cerca de 2h30min, sendo 1h30 à bordo do veículo. De acordo com o site da empresa, o valor do passeio, por pessoa, será R$ 135,00. Crianças de até cinco anos, no colo, serão isentas.