A 123 Milhas protocolou nesta terça-feira (29) na 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte, em Minas Gerais, um pedido de Recuperação Judicial. Segundo a empresa, o pedido tem o objetivo de assegurar o cumprimento dos compromissos assumidos com clientes, ex-colaboradores e fornecedores.
No dia 18 de agosto, a 123 Milhas suspendeu pacotes emissão de passagens da linha Promo, cancelando viagens com datas flexíveis já contratadas com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023.
Aos clientes prejudicados, a empresa ofereceu vouchers, acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, mas não citou devolução do dinheiro. O Procon do RS notifica 123 Milhas após suspensão de pacotes e passagens promocionais.
Conforme nota da agência de viagens, a recuperação judicial "permitirá concentrar em um só juízo todos os valores devidos" e, desta forma, chegar "mais rápido a soluções com todos os credores para, progressivamente, reequilibrar sua situação financeira".
O pedido informa que a 123 Milhas atende cerca de 5 milhões de clientes por ano em seu e-commerce.
Nesta segunda-feira (28) a agência de viagens anunciou iniciou um plano de reestruração "com redução do tamanho da equipe para se adequar ao novo contexto da empresa no mercado". "Essa difícil decisão faz parte das medidas para mitigar os efeitos da forte diminuição das vendas. A empresa está trabalhando para, progressivamente, estabilizar sua condição financeira", informou, em nota, a empresa. A 123 Milhas não informou, no entanto, quantos funcionários foram demitidos.
Confira nota da 123 Milhas na íntegra
Belo Horizonte, 29 de agosto de 2023 - A 123 Milhas informa que protocolou hoje (29/08) no Tribunal de Justiça de Minas Gerais um pedido de Recuperação Judicial. A medida tem como objetivo assegurar o cumprimento dos compromissos assumidos com clientes, ex-colaboradores e fornecedores. A Recuperação Judicial permitirá concentrar em um só juízo todos os valores devidos. A empresa avalia que, desta forma, chegará mais rápido a soluções com todos os credores para, progressivamente, reequilibrar sua situação financeira.
A 123 Milhas ressalta que permanece fornecendo dados, informações e esclarecimentos às autoridades competentes sempre que solicitados. A empresa e seus gestores se disponibilizam, em linha com seus compromissos com a transparência e a ética, a construir conjuntamente medidas que possibilitem pagar seus débitos, recompor sua receita e, assim, continuar a contribuir com o setor turístico brasileiro.