Austrália, Canadá e Inglaterra são os destinos preferidos dos gaúchos para intercâmbios, conforme o Student Travel Bureau (STB), consultoria especializada em educação internacional. A empresa promoverá a Feira do Intercâmbio STB em Porto Alegre na próxima terça-feira (6). O evento reúne escolas internacionais e pessoas interessadas em estudar ou trabalhar no Exterior e acontecerá pela primeira vez na Capital.
A feira oferecerá descontos de até 40% para quem deseja viver experiências fora do país. Instituições internacionais como Amerigo, Educatius, Cats, Kaplan, ILAC, IH Sydney, entre outras, estarão presentes. O público poderá conferir informações sobre Ensino Médio no Exterior (high school), programas de trabalho (como au pair ou work and travel), graduação e pós-graduação, extensão universitária, férias para adolescentes, intercâmbio em família e trabalho voluntário. Especialistas também estarão à disposição para fornecer informações sobre os diferentes tipos de cursos de idiomas no Exterior. As inscrições já podem ser feitas no site do evento.
— Vamos ter descontos em alguns programas de intercâmbio, ofertas de passagem aérea, seguro de saúde… a agência tem toda a programação completa para o estudante. Além disso, vamos oferecer a disponibilidade para conhecer instituições internacionais de ensino, como escolas, universidades e escolas de cursos de línguas — afirma Marcio Paiva, gerente do STB de Porto Alegre.
Dados da consultoria mostram que os cursos de idiomas no Exterior tiveram uma alta de 38% nas vendas em Porto Alegre no primeiro trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022.
— A gente teve uma pandemia, com demanda reprimida, e, em 2022, essa procura acelerou muito. Em 2023, já não tem tanto esse efeito, mas, ainda assim, o número aumentou. A gente pode atribuir isso à capacitação profissional e às experiências de outras pessoas que os estudantes estão observando para também tomarem seus caminhos na educação internacional. A baixa do dólar também ajudou em 2022, agora está um pouco mais atrativo, isso também traz as pessoas para o intercâmbio — avalia Paiva.
Destinos mais procurados
Entre os gaúchos, a Austrália encabeça a lista de preferências. O motivo que garante espaço à Austrália e ao Canadá na lista é a imigração facilitada. A Austrália permite que estudantes de cursos de idiomas trabalhem enquanto estão no país. Essa é a modalidade com maior procura, segundo Paiva, bem como os programas de certificação profissional. O Canadá, por sua vez, também atrai pelos cursos de idiomas baratos — para trabalhar, no entanto, é necessário frequentar um curso universitário. As graduações e cursos profissionalizantes também são um atrativo para quem deseja emigrar definitivamente para o país da América do Norte.
Já o público que opta pelos Estados Unidos atualmente é composto majoritariamente por estudantes de Ensino Médio, que desejam cursar o high school. Há também procura por cursos de certificação e capacitação profissional ou de idiomas durante os períodos de férias.
Ainda, a Inglaterra é a principal opção para quem gosta de aliar o estudo ao turismo, visto que está localizada perto de diversos países europeus. O destino é escolhido, sobretudo, para cursos de idioma, além de certificação e capacitação.