Com paraísos cercados por um mar de água cristalina, rios, lagos, areia fofa e vegetação exótica à beira-mar, a região de Porto Seguro, no sul da Bahia, tornou-se ainda mais queridinha dos turistas brasileiros diante das interdições nas viagens ao Exterior por conta da pandemia. Os três distritos do município mais procurados são Arraial D’Ajuda, Caraíva e Trancoso, que oferecem proximidade com a natureza, paisagens únicas e boa estrutura de hospedagem, uma combinação perfeita para desconectar do mundo e se conectar a si mesmo.
GZH visitou a região durante quatro dias na segunda quinzena de agosto. Apesar de inverno, as temperaturas variaram entre 18°C e 30°C. Mesmo que tenha começado encoberto pelas nuvens, o sol se fez presente todos os dias, realçando o intenso jogo de cores locais.
— O fechamento de voos internacionais fez com que o brasileiro olhasse mais para o Brasil, o que foi maravilhoso para a cidade. Em 2021, não tivemos baixa temporada, é uma ocupação muito boa mesmo no inverno, que aqui não tem o frio do Sul — afirma o vice-prefeito Paulinho Toa Toa, também secretário de Turismo de Porto Seguro.
Segundo ele, a cidade já recuperou a mesma malha aérea que tinha antes da pandemia, com cerca de 650 chegadas ao aeroporto apenas em julho. A seguir, conheça mais sobre os destinos visitados.
(*) O repórter viajou a convite do Club Med Trancoso
As falésias de Trancoso
— Isso aqui é um sonho! A natureza em estado puro — descreveu o motorista Marcelo Costa, 39 anos, que há 15 deixou Salvador para trabalhar com turismo em Porto Seguro, dirigindo para empresas que operam o deslocamento entre o aeroporto internacional do município baiano e o distrito de Trancoso.
A distância é de aproximadamente 30 quilômetros, mas as condições das estradas — ora com buracos no asfalto, ora de chão batido — fazem o percurso durar cerca de 70 minutos. A recompensa é a exuberância do mar em meio às falésias — onde está encravado, por exemplo, o famoso resort Club Med Trancoso. Caminhar na beira desses acidentes geográficos faz nos sentirmos minúsculos frente à imensidão da natureza. Numa das praias mais belas, a do Taípe, as falésias chegam a ter 45 metros de altura. A coloração varia do roxo, passando por tons de vermelho, até um rosa fraco, contrastando com o verde das árvores. A primeira sensação ao chegar na orla é a da areia fofa, que parece massagear os pés. A praia tem também lagos, no sentido contrário do mar, proporcionando um pôr-do-sol na areia.
Também é muito procurada a praia dos Coqueiros, que tem, como sugere o nome, um grande conjunto de árvores próximo da areia branca. É uma das praias centrais, com acesso por uma passarela sobre o mangue, também com uma bela paisagem e boa estrutura.
A área histórica do distrito é charmosa e apaixonante no final de tarde. O lugar mais conhecido é o Quadrado, que, na verdade, é um retângulo, motivo de brincadeiras entre os moradores. É assim chamado pela sua configuração: uma praça com campo de futebol no centro, cercada de lojinhas coloridas de azul, amarelo e vermelho, e sob a guarda da histórica igreja de São João Batista. Construída no século 18 sobre as ruínas de um antigo convento jesuíta, conserva a simplicidade das primeiras igrejas encontradas na região do recôncavo baiano, com o púlpito original.
Em frente à igreja, um grupo de homens e mulheres de candomblé dançava e tocava tambores, evidenciando o célebre sincretismo religioso.
— Aqui é muito comum, não existe choque entre religiões. A Bahia é essa mistura — afirma o pai de santo Raul Bromberg, 77 anos.
No mesmo local, moradores e turistas jogavam futebol no Quadrado. Foi nesse ponto que anos atrás alguns rapazes bateram bola com ninguém menos que a cantora Beyoncé.
Atrás da igreja, há um mirante sempre disputado para fotos com o belo mar no fundo. É tanta gente que chega a formar fila. Os ambulantes se oferecem para fazer o registro – depois, tentam vender seus produtos, de picolé a artesanato. Na noite em Trancoso, brilham restaurantes como Silvana & Cia e O Cacau.
O agito de Arraial D'Ajuda
Arraial D’Ajuda tem acesso mais fácil do que a vizinha Trancoso, apenas 8 quilômetros de viagem por uma estrada estadual desde o aeroporto, viagem percorrida em menos de 40 minutos.
Em contraste com o agitado centrinho, Arraial D’Ajuda apresenta praias de poucas ondas. A do Mucugê é a mais próxima. Com água cristalina, tem pedras planas em alguns trechos próximos da areia, o que provoca um belo efeito visual, mas exige cuidado ao caminhar.
Quem quiser calmaria, precisa andar apenas cinco minutos até a Praia dos Pescadores, com as características linhas de coqueiros. Um pouco mais afastada, a praia da Pitinga também oferece o contraste do mar com as gigantes e imponentes falésias.
À noite, quem gosta de agito está no lugar certo. O centro histórico oferece uma grande quantidade de bares, cachaçarias, restaurantes e ainda comida típica em barraquinhas. A via mais badalada, a Mucugê, onde não passam carros, só pedestres, exibe uma placa: a rua mais charmosa do Brasil.
A outra via movimentada não é menos chamativa: a Broadway. Leva até a histórica igreja de Nossa Senhora D’Ajuda, que tem os primeiros registros de sua construção em 1562. Assim como em Trancoso, atrás da igreja está uma das paisagens mais belas: o mirante com vista para vasta vegetação e o encontro da água do mar com a do Rio Buranhém, que divide o distrito da cidade de Porto Seguro.
Ah, e não se pode deixar o local sem experimentar um acarajé, o tradicional bolinho de feijão-fradinho, frito em azeite de dendê e recheado com vatapá (leite de coco, castanha de caju, amendoim e camarão), vinagrete e camarão seco. É bom comprar junto uma água – a comida é gostosa, mas apimentada.
A rústica Caraíva
Dos três distritos, Caraíva é, ainda, o mais recente a ser explorado pelo turismo. Tanto permanecia isolado, que a energia elétrica chegou só em 2007. Trata-se de um distrito mais rústico, sem calçamento de asfalto ou de pedra na parte central do vilarejo.
— Caraíva é a questão histórica, cultural, um lugar bucólico. Um local quase sem carro, é pé na areia mesmo, com beleza exuberante — define o vice-prefeito de Porto Seguro.
Uma das belas praias é a da Barra, onde o Rio Caraíva desemboca no mar. É uma península que, na ponta, tem uma vista impressionante: a praia de mar aberto e a “praia” de rio. Mais afastada, a Ponta do Corumbau fica no limite de Porto Seguro com a cidade do Prado. Em maré baixa, forma-se um banco de areia que parece um corredor entre a foz do rio de mesmo nome e o mar.
Há ainda a conhecida Praia do Espelho, no caminho entre Caraíva e Trancoso. Ela é assim chamada porque, quando a maré está baixa, conta-se que é possível ver na água o reflexo dos coqueiros. Também há a formação de piscinas naturais.
Gaúchos em Porto Seguro
Segundo a prefeitura, o Rio Grande do Sul é o quarto estado brasileiro que mais tem viajantes em Porto Seguro. Não é raro ouvir o sotaque de alguns dos cantos do estado por estas terras.
Tem até gaúcho que mora em Trancoso. O chef de cozinha Gabriel Fraga, 30, é de Santo Antônio da Patrulha. Ele morou até os 18 anos na cidade do Litoral Norte antes de ir para São Paulo e, depois, para a França, país onde se especializou na comida local. Já morou em Cancún, Rio de Janeiro e Ilha de Itaparica, também na Bahia, mas disse que Trancoso possui um visual único, a qual se encantou quando chegou, há pouco menos de dois anos.
— O destaque são as falésias, são muito bonitas, fantásticas. Aquele paredão íngreme e colorido costeando toda a praia. E as pessoas são simples, educadas, gentis, qualquer lugar que tu passas elas estão em uma alegria. É um lugar que deveria virar prioridade na lista das pessoas — afirma Fraga, que trabalha no resort Club Med.
Além do acarajé, o chef recomenda que os viajantes provem a moqueca de arraia, cozido que além do peixe leva pimentão e outros temperos, além das famosas cocadas de Trancoso.
Hospedagem e estrutura
- A região oferece desde hospedagens em pousadas simples até mesmo resorts de luxo. A Secretaria de Turismo afirma que as diárias variam de de R$ 120 a R$ 2,2 mil.
- No Club Med Trancoso, a hospedagem é no modelo all-inclusive, com todas as refeições e bebidas incluídas no preço.
- O hotel da rede francesa tem um elevador panorâmico que leva desde cima das falésias, onde ficam os quartos, até a beira da praia.
- O local passou por adaptação para receber clientes com segurança com a pandemia. A capacidade de acomodação foi diminuída para 80%. As atividades e eventos só ocorrem ao ar livre. O uso de máscara é obrigatório, totens de álcool gel estão espalhados pelos ambientes e há medição de temperatura de todos os hóspedes durante a manhã.