A companhia aérea Azul começou a operar nesta segunda-feira (2) voos para oito novos destinos ao interior do Rio Grande do Sul. A primeira viagem ocorreu às 9h, quando o Cessna Grand Caravan da Azul Conecta, com os nove assentos ocupados, decolou de Porto Alegre com destino a Bagé. Por conta do mau tempo na cidade da Campanha, o voo precisou desviar para Pelotas.
A estreia marca o início de voos para os municípios de Alegrete, Canela, Erechim, São Borja, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul e Vacaria. A Azul aguarda a melhoria nas condições meteorológicas para retomar a operação para Bagé.
Uma solenidade ocorreu no saguão do aeroporto Salgado Filho, com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, de secretários, deputados e representantes da Azul e da concessionária Fraport, que administra o aeroporto da Capital.
_ Ganha a sociedade e ganha o Estado. Estamos muito otimistas para levar o desenvolvido para diferentes regiões do nosso Estado. A grande expectativa é que outras companhias também possam a atender com novas rotas ao Interior _ disse Leite.
Canela contará com um voo diário para Porto Alegre, enquanto Bagé, Erechim, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e São Borja receberão três operações semanais. Neste início das ligações com a capital gaúcha, Vacaria e Alegrete – que substituirá as operações inicialmente anunciadas para Santana do Livramento – também terão a opção do modal aéreo três vezes por semana.
_ Qualquer cidadão pode se deslocar para qualquer região do Estado, com conforto e qualidade, trazendo o desenvolvimento e oportunidade para todas as regiões _ destacou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.
O comerciante Dario Aurélio da Silva, 58 anos, foi um dos passageiros do primeiro voo realizado nesta segunda-feira. Morador de Farroupilha, ele irá visitar familiares em Alegrete.
_ O preço que paguei pela passagem é cerca de 50% a mais do valor de uma passagem de ônibus. É uma alegria muito grande fazer essa viagem.
Antes de embarcar no voo inaugural, o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional, deputado estadual Frederico Antunes (PP), falou da importância que as conexões regionais têm para o interior gaúcho.
_ Conectarmos as mais diversas regiões do Estado com a Capital e a outras cidades do país é mais uma façanha. Somos o Estado brasileiro com maior ligação entre a capital e o interior _ disse o deputado.