A família Goelzer orgulha-se ao contar que a história da Quinta da Estância começou em 1,5 hectare. Na época, Sônia e Lucídio tinham dinheiro apenas para comprar a área no entorno da famosa figueira – a matriarca diverte-se ao lembrar o quanto insistiu por aquela região da fazenda apenas por conta da árvore centenária. Com o passar dos anos, eles foram adquirindo mais terras, ampliando a extensão da fazenda em Viamão e, consequentemente, as atividades para as quais se dedicam há quase três décadas.
Recentemente, a família conseguiu adquirir a “cereja do bolo” da propriedade, um casarão antigo que está sendo reformado para se tornar um espaço de eventos. Localizada no alto de uma colina e com vista privilegiada para toda a fazenda, a construção na cor branca poderá ser alugada para festas como casamentos e aniversários.
O diferencial do local não deve ser o charmoso caminho que conduzirá os convidados até a casa ou o enorme pátio para dispor mesas e um altar, mas o lagar para produção do azeite de oliva. Em fase final de construção, o espaço ficará ao lado do casarão e é resultado de um projeto de quase 10 anos.
– No início, foi erro em cima de erro, mas ficamos insistindo – comenta Lucídio sobre o desejo de transformar a olivicultura em atração na fazenda.
As áreas de plantação de oliveiras – atualmente, com 5 mil árvores – logo devem receber visitas guiadas. Enquanto isso, a família trabalha na divulgação da marca de azeites própria, a Estância das Oliveiras. O primeiro lote do Azeite de Oliva Extra Virgem – Blend Exclusivo já foi até premiado internacionalmente, sendo considerado um produto “da mais alta qualidade” em um concurso italiano.
– A colheita é manual, e a nossa primeira produção rendeu 800 litros. A partir de janeiro, vamos abrir para os visitantes virem colher azeitonas e fazer o próprio azeite. Eles poderão levar a garrafa no mesmo dia – adianta Rafael.