Situado no litoral da porção central do Vietnã, o antigo porto comercial de Hoi An oferece um sem-fim de maravilhas, desde grupos de pescadores lançando seus barcos de bambu nas praias enfeitadas por palmeiras até agricultores de chapéu cônico fazendo a colheita nos arrozais verdejantes. A grande atração é o centro velho, em tons mostarda, decorado com lanternas de seda coloridas. Muitas das casas comerciais de madeira, templos enfeitados e salões de reunião – uma fusão de estilos de China, Japão e Europa – são da época do auge da cidade, no século 18. No início do século seguinte, o porto já fora suplantado por Danang, no norte. A promoção a Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1999, estimulou um ressurgimento e, de uns anos para cá, o turismo chegou com tudo. Ainda assim, Hoi An é cheia de charme, com preços camaradas e um cenário gastronômico vibrante.
A cidade é conhecida por diversos pratos, como os bolinhos rosa e o arroz com frango. O que melhor representa seu passado multicultural é o Cao Lau, com os sabores do Japão, nos fios grossos de macarrão de arroz, da China, na carne de porco ao molho de soja, e da França, nos croutons de farinha de arroz. Prove a iguaria no Hoi An Market. Com cara e jeito de celeiro, se expande a partir do rio, onde uma confusão de mesas lotadas de papaias e pitaias leva ao balcão de carnes, na parte interna, e de lá a barraquinhas lotadas de incenso e especiarias. Pare na de nº 50 e sirva-se de guarnições antes de encher a tigela de cao lau temperada com pasta de pimenta vermelha. Almoço para duas pessoas a 150 mil dong (R$ 24).
Desde que visitou o Vietnã pela primeira vez, há 27 anos, Didier Corlou assumiu como sua missão promover a cozinha local em seus livros de receitas e restaurantes em Hanói. Agora, o renomado chef francês serve sua paixão no Hoi An at Co Mai, que ocupa um antigo armazém.
O menu degustação (395 mil dong, ou R$ 64) pode trazer entradas como salada de flor de bananeira com frango, pratos como carne de porco assada, curry Saigon Marselha e barracuda na folha de bananeira. Guarde espaço para a bandeja de sobremesas, que inclui sorbet de manga e bolo de banana com creme caramelado.
Com um esquema praça de alimentação misturado com carrinho de rua, o Vy's Market oferece mais de 200 pratos tradicionais, do cérebro de porco no vapor ao curry de tamboril. Experimente o bife enrolado em folhas de bétele, o curry de abóbora servido na moranga e a lula recheada com carne de porco.
Em uma das vielas estreitas que saem do centro velho, está o Nu Eatery, de Phuc Ngo. Há delícias como a salada de abacate e batata-doce, ovo frito e feijão-fava; arroz vegetariano com berinjela tostada, mostarda refogada e cogumelos; e bolinhos no vapor recheados com barriga de porco, picles e maionese temperada.
Seda e selim
- Produzir e vender seda para estrangeiros era a maior atividade comercial de Hoi An séculos atrás. Hoje, há mais de 600 alfaiatarias na cidade. Pare na Thang Loi para ver como as larvas devoram as folhas da amoreira-branca e criam casulos que rendem quase mil metros de fio, que viram tecido nos teares barulhentos.
- A maioria dos hotéis e casas de família oferece bicicletas. Saia com uma delas para explorar os arrozais entre a cidade e a praia e se maravilhar com os muitos hectares verdes pontilhados com lagoas de camarões e peixes.
Bar de uísque no Bairro Francês e café gelado em mesinha de plástico
A cidade começa a desacelerar por volta das nove da noite, mas alguns bares ficam abertos até tarde. Repare nos donos de barco, às mesas, tentando convencer os turistas a fechar passeios na calçada do Shamrock Irish Pub, que serve uma stout da Heart of Darkness, cervejaria de Saigon – mas, se preferir, jogue uma partida de sinuca ouvindo rock clássico no Dive Bar da rua Nguyen Thai Hoc. O Tadioto é um novo bar de uísque no Bairro Francês, escondido atrás da loja de roupas An Store. Aberto até a meia-noite.
Tomar café no Vietnã é uma ocasião para sentar, geralmente às mesinhas e cadeiras minúsculas de plástico nas calçadas. Para experimentar uma versão deliciosa do tradicional café gelado com leite condensado, acomode-se no Cong Caphe, à margem do rio, com decoração de inspiração militar comunista, e prove o smoothie de leite de coco e creme. Para uma incursão mais refinada e em cadeiras maiores, vá ao Mia Coffee, em meio a casas coloniais francesas na rua Phan Boi Chau.