O Rio Grande do Sul acaba de ganhar mais uma rota turística oficial. Agora, além das já conhecidas Rota Romântica – que abrange parte do Vale do Sinos até a Serra – e da Uva e do Vinho – que compreende municípios serranos produtores da bebida –, o Estado conta com a Rota Turística dos Campos de Cima da Serra.
Sancionado nesta terça-feira (21) pelo governador Eduardo Leite, o projeto de lei (PL) cria o roteiro que abrange dez municípios da região do extremo nordeste gaúcho, na divisa com Santa Catarina. Fazem parte da rota os municípios de Vacaria, Ipê, Pinhal da Serra, Muitos Capões, São José dos Ausentes, Monte Alegre dos Campos, Esmeralda, Campestre da Serra, Bom Jesus e Cambará do Sul.
— Não podemos ficar reféns da agenda da crise. Precisamos desenvolver as potencialidades do nosso Estado e, sem dúvida, o turismo é uma delas — disse Leite ao assinar o documento.
O autor do PL, deputado Tiago Simon, comemorou a assinatura do termo.
— A Rota Turística cria uma cadeia entre os municípios, facilita a captação de recursos e ainda ajudará a organizar o trade turístico que existe nesta região, que reúne algumas das mais belas paisagens que resumem a essência serrana do nosso Estado — resumiu.
A região é conhecida, principalmente, pelo Parque Nacional dos Aparados da Serra.