A capital catarinense é conhecida por suas praias, de variados tamanhos e estilos. Mas Florianópolis também conta com belas cascatas. A seguir, o repórter fotográfico Felipe Carneiro recomenda duas delas.
Cachoeira do Poção
Localizada no bairro do Córrego Grande, região urbana da cidade, a cachoeira tem fácil acesso por uma pequena trilha de pouco mais de meio quilômetro e que não necessita de muito preparo físico, apenas de atenção. Ao atravessar o caminho, a sensação é de estar longe de uma cidade grande, envolto pela natureza. Parte do Parque Municipal do Maciço da Costeira, a área é de preservação ambiental, então a água é própria para banho.
Costa da Lagoa
Mais tradicional por ser oferecida como passeio turístico para quem passa pelo píer da Lagoa da Conceição, a cachoeira da Costa da Lagoa é acessada tanto por trilha quanto por barco. Pela trilha, o tempo médio de trajeto é de três horas, exigindo um pouco de preparo físico de quem se aventura.
Não há partes difíceis em nível de escalada, mas o percurso é um pouco demorado, principalmente sob o sol. Agora, se a vontade for somente de se refrescar sem se exercitar antes, o melhor é entrar em um dos barcos do píer da Lagoa e descer no ponto 16. Saindo da embarcação, é preciso passar pelos restaurantes e subir as escadas para a rua estreita da comunidade. Nela, vire à esquerda, e a entrada para a cachoeira estará a cem metros, bem sinalizada. A área também é repleta de natureza, e é preciso cuidar do próprio lixo, não deixando-o no local (isso vale para ambas!).