Um cruzeiro de luxo geralmente é acompanhado de preços à altura, mas você pode economizar um pouco, sim, ao embarcar na sua próxima viagem marítima de férias, como garante a especialista Judy Perl, fundadora da Judy Perl Worldwide Travel.
— A relação custo-benefício pode ser muito maior se você souber o que pedir ao escolher um itinerário — ensina ela.
Aqui, ela dá algumas dicas valiosas para você usar na próxima reserva que fizer antes de embarcar.
Fique de olho nos "cruzeiros de reposição"
Dentro do setor, os "cruzeiros de reposição" (também conhecidos como "de reposicionamento") são aqueles em que o navio é relocado de uma região para outra. De acordo com Perl, esses itinerários geralmente têm um preço mais em conta porque cobram passagem só de ida de um local para o outro, e são realizados fora de temporada ou na chamada temporada intermediária.
Alguns exemplos incluem a viagem de Miami a Lisboa na época da estação de vela mediterrânea, o percurso costeiro de Los Angeles a Vancouver antes da temporada no Alasca e o navio que vai de Nova York a St. Thomas para a alta estação no Caribe.
— Até as empresas mais exclusivas oferecem descontos nessas viagens em relação aos outros itinerários que fazem — informa Perl.
Praticamente todas as empresas trabalham com essa opção, inclusive permitindo a busca específica em seus sites.
Opte pelas cabines luxuosas dos navios mais econômicos
Outra boa opção é pegar uma das cabines mais exclusivas dos navios mais baratos.
— A maioria das empresas oferece atendimento e áreas exclusivas para os clientes que reservam essas cabines. Você acaba com uma suíte enorme, mordomias mil e serviço diferenciado — ensina Perl.
Por exemplo, há companhias que oferecem "um navio dentro do navio", ou seja, áreas de acesso restrito com regalias exclusivas para os passageiros alocados ali – entre elas, embarque antecipado, serviço de mordomo e lavanderia, restaurante privativo, piscina ou mesmo acesso especial ao spa. São diferenciais que podem sair caros, mas, se você optar por um navio mais acessível, no geral vai desfrutar de uma experiência de primeira por menos do que se tivesse escolhido o mesmo tipo de acomodação em uma embarcação mais sofisticada.
Reserve uma cabine "garantida"
Alguns navios oferecem a opção de reserva de uma cabine "garantida", o que significa exatamente isso – a garantia de uma cabine na classe que você escolheu (interna ou com sacada, por exemplo), cujo número só é determinado pouco antes da viagem.
— Por definição, ou você recebe uma cabine na categoria por que optou ou em outra, superior. É de surpreender a frequência com que ocorrem os upgrades que equivalem a centenas, às vezes milhares de dólares — revela Perl.
Não perca os pacotes all-inclusive
— Pesquise antes de fazer reserva em um cruzeiro que parece ter os preços mais atraentes, em comparação com outros que por acaso também lhe interessem, porque talvez eles não incluam justamente as mordomias que lhe interessam — alerta Perl.
Drinques, refeições nos restaurantes de especialidades e wi-fi, por exemplo, podem ser por sua conta.
Entretanto, você pode ter tudo isso nos pacotes all-inclusive (open bar também) e, muitas vezes, até excursões em terra (especialmente se a embarcação for fluvial). Além de economizar bastante, a opção lhe proporciona flexibilidade, principalmente se você não é daqueles que gostam de contar cada centavo durante as férias.
— Um cruzeiro all-inclusive pode dar a impressão de sair mais caro, mas, no fim das contas, você acaba economizando e não tem de ficar se preocupando em pagar isso e aquilo durante a viagem — conclui Perl.
Por Shivani Vora