Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"Um lugar para sentir", por Dóra Lia Moreto Zuffo
Estive na linda Cordilheira dos Andes em agosto deste ano. É um lugar impossível de descrever, onde é necessário "sentir" para entender sua magnitude. Conviver por alguns dias com os descendentes de incas, entender as rigorosas condições climáticas é algo mágico.
Na cordilheira, o vento é muito forte, e fez muito sol durante nosso passeio. A pele fica vermelha e ressequida e, a 4 mil metros de altitude, logo começa a sensação de falta de oxigênio. Na subida, o trajeto é sinuoso, mas os majestosos picos nevados justificam o esforço. Impressionante, a beleza.
O mal-estar é normal devido à altitude e é amenizado com chá de coca e repouso. É necessário acompanhamento de guia, e há alojamentos confortáveis no percurso. Nos pontos baixos, encontramos alguns povoados incas e os chamados "vales férteis", onde cultiva-se milho de várias espécies, além da batata e mandioca. A carne típica é de lhama ou alpaca, animais que também fornecem a lã, fundamental para agasalhar-se do intenso frio da região.
Aproveite para desfrutar as belezas dos povoados, saborear suas comidas, dançar suas músicas e voltar com a alma lavada de história, cultura, natureza e emoção.
Perfil
Dóra Lia Moreto Zuffo, 58 anos, é empresária em Espumoso
Confira mais relatos de leitores
"Embalse El Yeso, localizada na região de Cajón del Maipo, nos arredores de Santiago do Chile, é uma represa gigante, a 3 mil metros de altitude, que forma um espelho d'agua incrível de tonalidade azul-turquesa. O lugar é cercado pelas montanhas da Cordilheira dos Andes, que ficam áridas no verão e cobertas de neve na temporada mais fria. A estrada é sinuosa e perigosa, mas o percurso todo é maravilhoso, com paisagens de tirar o fôlego."
Marcelo e Catia Paduan
De São Marcos, em outubro de 2017
"Nos Andes, a 164 quilômetros de Santiago do Chile, fica a estação de esqui Portillo, um dos destinos mais procurados do país no inverno. Junto à estação, fica a Laguna del Inca, com uma beleza singular. Parada obrigatória para apreciar essa maravilha da natureza."
Neusa Parrot
De Porto Alegre, em setembro de 2017
"O Paso Internacional Los Libertadores, entre a argentina Mendoza e a chilena Santiago, tem direito à vista do Aconcágua, montanha mais alta das Américas. Além desse, existem outros 'pasos' para se cruzar esta imponente cordilheira, todos com vistas e paisagens espetaculares. Os Andes também são lindos vistos da janela do avião."
Sônia e Renato Maus
De Novo Cabrais
"O Monte Tronador, de mais de 3,5 mil metros, fica ao longo da fronteira entre Argentina e Chile, perto da cidade de Bariloche. O desprendimento periódico do gelo dela provoca ruídos semelhantes a trovoadas. Por isso, seu nome."
Ursula e Sildo Gerhardt
De Porto Alegre, em setembro de 2012
"Embalse El Yeso é uma represa que abastece a cidade de Santiago do Chile. Situa-se a 2,5 mil metros de altitude e é um lugar muito lindo."
Ceres e Marino Marques
De Canoas, em agosto de 2018
"Bariloche, cujo nome oficial é San Carlos de Bariloche, é uma cidade da Argentina localizada na província de Rio Negro, no norte da região da Patagônia, junto à Cordilheira dos Andes e na fronteira com o Chile. Especialmente durante o inverno, temos milhares de brasileiros por lá, o que faz com que a cidade 'mude de nome' para Brasiloche! Do topo do Cerro Otto (foto), um dos passeios mais clássicos de Brasiloche, temos uma bela vista do Lago Nahuel Huapi e da própria Cordilheira dos Andes."
Giscard Stephanou
De Porto Alegre, em julho de 2010
"Parque Provincial do Aconcágua, Argentina. O Monte Aconcágua, ou 'Sentinela de Pedra', é uma formação rochosa coberta de neve eterna, a uma altitude de 6.962 metros. É algo indescritível, de extrema beleza."
Virginia e Lauro Junges
De Taquara, em março de 2018
"Cajón del Maipo, represa situada no sopé da Cordilheira dos Andes, de um rio que desce de sua encosta e leva água para a cidade de Santiago do Chile."
Robert e Rita Sidi
Em outubro de 2016
"Minha amiga e eu estivemos no Chile no início de maio de 2018. Fomos premiadas com a primeira nevada do ano. Tiramos esta foto próximo ao teleférico que ainda não estava funcionando. Foi um passeio inesquecível a 3 mil metros de altitude."
Yeda Lisette Wolkveiss e Selma Schiedeck
De Nova Petrópolis e Garibaldi, em maio de 2018