Em razão de obras de expansão do terminal, a pista do aeroporto Salgado Filho ficará totalmente fechada nas madrugadas, entre a 0h30min e as 5h30min, a partir da próxima quinta-feira (9). A interrupção vai ocorrer de segunda-feira a sábado, até julho de 2019. Somente no domingo não haverá trabalhos e a pista ficará livre.
De acordo com a Fraport, empresa que administra o terminal, houve "alinhamento prévio" com as companhias aéreas e os voos serão reprogramados ou os passageiros serão alocados em outros aviões para minimizar ao máximo o impacto operacional.
Os aviões de carga que costumam pousar no aeroporto no horário das obras deverão chegar antes da 0h30min.
Para os próximos meses, algumas das principais companhias aéreas anunciaram alterações de horários e até cancelamentos de voos em razão das obras.
A Latam informou que, de 9 de agosto até o fim de outubro, haverá alteração no horário de 26 voos, além do cancelamentos de outros 12.
A Avianca anunciou que o voo O66114, entre Guarulhos (SP) e a capital gaúcha, terá o horário antecipado em 25 minutos, a partir de quarta-feira (8) até 26 de outubro.
Por meio de nota, a Azul disse que estão sendo feitas alterações pontuais, mas destacou que não foi preciso realizar nenhum cancelamento nos voos para Porto Alegre.
A Gol divulgou que, no momento, não há alterações previstas para voos que tem com origem ou destino o aeroporto Salgado Filho.
A principal orientação para quem tem voo marcado para os próximos meses é checar os e-mails e verificar com antecedência se houve alterações.
As obras de expansão do aeroporto Salgado Filho começaram no mês de março. A previsão da Fraport, empresa alemã que administra o terminal, é de que a conclusão do novo setor de passageiros ocorra até outubro do ano que vem. Já a ampliação da pista do terminal, que passará de de 2.280 metros para 3.200 metros, deverá estar concluída até 2021.