Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"Localizado a cerca de seis quilômetros do centro da Ilha Norte da Nova Zelândia, o Rio Waikato, que drena o Lago Taupo, gera um conjunto de cachoeiras chamada Quedas de Huka (foto). O cenário incrível é formado quando o Waikato, o mais longo rio neozelandês, comprime-se de seus quase cem metros de largura em pouco mais de 15 metros e despenca cerca de 30 metros através de uma peculiar falha geológica cerca de quatro quilômetros após deixar sua nascente. Com uma vazão média de aproximadamente 220 mil litros por segundo, o suficiente para encher duas piscinas olímpicas por segundo, o rio impressiona não apenas por sua força, mas, principalmente, pela sua hipnotizante cor azul-turquesa."
Stephen Stefani com Lucca, Luciana e Enrico
De Porto Alegre
"Conhecida como 'Veneza dos Alpes', Annecy é uma pequena cidade nos alpes franceses estabelecida às margens do Thiou, um rio efluente do Lago de Annecy. Hotéis locais abrigaram o pintor impressionista Paul Cézanne e o escritor Mark Twain, além de Brigitte Bardot e Charles Chaplin."
Rosane Ferreira Brochado
De Porto Alegre, em maio de 2017
"A aproximadamente 30 quilômetros do centro de São José dos Ausentes, fica um lugar onde dois rios correm paralelamente separados por um paredão de pedras e mata nativa, com um desnível de 18 metros. Além de o local ser interessante, a vista dos campos é belíssima."
Janaína Faé
De Ipê, em julho de 2013
"O Nilo, no nordeste da África, é considerado o maior rio do mundo. Não começa no Egito, mas é fonte de vida na cultura e na agricultura egípcias. Após as cheias, as margens tornam-se muito férteis. O turismo do país tem como um de seus pontos altos um cruzeiro pelo Nilo. É navegar pela história, com paradas em locais incríveis, de beleza sem igual."
Lucia e Aires Pasqualini
De Garibaldi, em outubro de 2017
"O Rio Douro nasce na Espanha, mas brilha como ouro em Portugal, onde encanta como uma verdadeira joia. São quase 900 quilômetros de pura beleza. Nossa sugestão é navegar por suas águas tranquilas em um dos diversos cruzeiros que estão disponíveis na região vinícola, reconhecida Patrimônio da Humanidade como 'Paisagem Natural Evolutiva Viva'."
Amilton e Eloisa Gazzo
De Canoas, em junho de 2018
"As pequenas Rafaela e Marina contemplam a Blue Spring, verdadeiro rio de água mineral localizado a uma hora de Rotorua, na Nova Zelândia. Praticamente desconhecido do turismo de massa, este lugar único tem a água mais pura do país. A vazão de sua nascente é tão grande que representa incríveis 70% da água mineral engarrafada da na Nova Zelândia."
Rafaela Basso Fauth e Marina Forgiarini Rech
De Santa Cruz do Sul, em março de 2017
"A melhor viagem que fiz na minha vida foi a bordo de um cruzeiro fluvial da companhia AmaWaterways pelo Rio Danúbio, embarcando em Budapeste (no foto, com o Parlamento ao fundo) e navegando em direção a Vilshofen. Acomodações de luxo, grande experiência gastronômica e excursões em terra inclusas. Nota mil."
Elenice Mesquita Rimolo
De Porto Alegre, em abril de 2016
"Nesta foto, estamos às margens do Rio Sena, que banha a capital francesa, Paris, e que deságua no Oceano Atlântico. Tem uma extensão de 776 quilômetros e nasce a 470 metros de altitude, na Meseta de Langres, em Côte-d'Or."
Sérgio Goulart, Thais e Rejane Martins e Angela Mongrandi
De Porto Alegre, Canoas e Sapucaia do Sul, em março de 2014
"O Danúbio é o segundo rio mais longo da Europa (depois do Volga) e tem quase 3 mil quilômetros de extensão, atravessando o continente de oeste a leste, desde sua nascente na Alemanha até desaguar no Mar Negro, no delta do Danúbio (na Romênia). O rio passa por diversas capitais da Europa e constitui a fronteira natural de 10 países. As mais importantes cidades nas suas margens são: Viena, Bratislava, Budapeste e Belgrado. A Estátua de bobo da pequena princesa (foto), que é um dos símbolos de Budapeste, localiza-se no lado Peste, na beira do Rio Danúbio, e está sentada de costas para o lado Buda, e para o Castelo. Na prática, mais parece um duende do que uma princesa."
Giscard Stephanou
De Porto Alegre, em outubro de 2014
"O Rio Negro tem sua nascente no departamento de Guainia, na Colômbia, e sua foz no Rio Amazonas, em Manaus. Apesar de sua coloração escura, sua água é totalmente limpa. O encontro de sua água escura, com a água barrenta do Rio Solimões, sem as águas se misturarem, é uma das principais atrações de Manaus."
Siegfredo Conrado
De Taquara, em abril de 2016
"A cidade de Marcelino Ramos está situada às margens do Rio Uruguai, cercada de montanhas, belíssima paisagem, com atrações turísticas como o próprio rio, as águas termais, a ponte rodoferroviária, e no alto do monte, o Seminário e Santuário de Nossa Senhora da Salette, onde, no último domingo do mês de setembro, multidões de romeiros visitam o local. De lá, tem-se uma belíssima vista do Rio Uruguai."
Ivanete Baldissera Bordin
De Porto Alegre, em dezembro de 2014
"Queda d'água no Rio Agrio, na região de Ñorquín, no oeste da Argentina. Em função da acidez provocada pela proximidade ao vulcão Copahue, não há vida em suas águas."
Eduardo Neumann
De Porto Alegre, em junho de 2016
"Tenho um grande amor por esse rio chamado Guaporé, que fica no interior do RS, especificamente a parte entre Itapuca e União da Serra, pois eu e meus primos Lessandro e Helen passamos ali momentos memoráveis."
Sheeila Tauffer
De Marau