Você já ouviu falar de Ajuricaba? O município da região Noroeste, perto de Ijuí, tem muitos encantos. Para mostrá-los aos visitantes, os produtores rurais se uniram e desenvolveram uma rota de turismo, apelidada de Sabores e Saberes – e foi por ela que viajamos.
O ponto de partida foi a praça da cidade, onde um painel pintado por um artista local conta a história do município e a evolução da agricultura. Dali, partimos para o interior de Ajuricaba. A primeira atração é a capela Santo Antônio, construída em 1908 em madeira e, depois, reconstruída. Parte das rotas Rural e Yucumã, ela teve participação em um importante acontecimento histórico brasileiro, relata a guia de turismo Lenice Mariotti:
— A Coluna Prestes ficou no pátio da igreja por dois dias, arrecadando comida nas casas. Logo depois, foi para o Combate da Ramada (contra as forças legalistas do governo, no município de Nova Ramada).
Seguindo o roteiro, pegamos estradas de chão até a queijaria Uhde, agroindústria abrigada em uma casa de estilo alemão erguida em 1956 pela família Wagner. Um farto café colonial nos esperava por lá, com leite, pão, chimia e queijo, claro — tudo produzido na propriedade. Eram três tipos: frescal, colonial e provolone.
Nossa próxima parada foi a Cabana de Pedras, inspirada na arquitetura dos imigrantes e com acervos da época. Lá é realizado o Momento Campeiro, com explanação de raças, encilha e doma de cavalos.
Aproveitamos a hora do almoço para conhecer o Sítio de Lazer Engenho Velho, balneário com piscinas, pesque e pague e espaço para camping. O local é um convite ao descanso – tem até um “redário”, com uma série de redes para relaxar.
Energias recarregadas, hora de entrar na mata fechada, passando pela cachoeira Linha 24, um dos principais pontos turísticos de Ajuricaba. No sítio Vô João, que traz a lembrança das delícias da casa da avó, os produtores servem sobremesas feitas à base de leite, especialidade por ali. Também dá para provar um vinho feito no interior do município. Quem quiser levar uma lembrança para casa pode passar na Casa do Artesanato.
— Praticamente todas as propriedades do município são de agricultura familiar — explica a organizadora da Sabores e Saberes, Sandra Puhl.
Nossa parada final foi no Sítio Jardim Tropical, casa de chás construída em 1980 pelo alemão Imanuel Golip Fuurh, que buscava paz e aconchego junto à natureza. A ideia é, agora, transformar essa casa em pousada para que as pessoas terminem a rota e já fiquem por ali.
#PartiuRS é uma série multimídia que mostra as belezas do Estado. Além do ZH Viagem, a série pode ser acompanhada aos sábados, no Jornal do Almoço, da RBS TV, no Supersábado, da Rádio Gaúcha, e em um site especial no G1. A coordenação é de Mariana Pessin (mariana.pessin@rbstv.com.br)