Atrativo histórico de Laguna, em Santa Catarina, a Casa de Anita Garibaldi, construída em 1711, passará por uma restauração no segundo semestre deste ano. O trabalho deve durar seis meses, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entregou a ordem de serviço na semana passada. As informações são da coluna de Lariane Cagnini, do NSC Total.
O investimento na restauração é de aproximadamente R$ 480 mil. A Magapavi Construtora e Incorporadora, empresa de Laguna, venceu a licitação e fará o trabalho, que inclui a restauração da edificação, incluindo serviços de paisagismo e iluminação. Posteriormente, também estão previstos um novo projeto museográfico para o imóvel, que tem, em seu acervo, móveis e utensílios que contam a história de Anita.
Primeiro casamento de Anita
O nome como o imóvel de mais de 300 anos ficou conhecido sugere que foi a casa de uma das principais personagens da Revolução Farroupilha, mas, na verdade, pertencia a Anacleto Mendes Braga, que confeccionava vestidos de noivas. Muitas vezes, o edifício servia também de espaço para as recepções dos casamentos.
Por isso, o vínculo da casa com Anita Garibaldi, que celebrou no local a união com o primeiro marido, Manuel Duarte de Aguiar, em 1835, no mesmo dia em que ela completava 14 anos.
Hoje, o espaço abriga um museu que lembra a trajetória de Anita Garibaldi.