A família real britânica capturou a imaginação do mundo por séculos. Nos últimos anos, séries de TV como The Crown e filmes como A Rainha e O Discurso do Rei apresentaram a realeza britânica para as novas gerações.
Com a recente chegada do terceiro filho do príncipe William e de Kate Middleton, além da iminência do casamento do príncipe Harry com Meghan Markle, no sábado, o mundo da monarquia está especialmente em evidência.
Não à toa, a família real é um dos grandes produtos turísticos do Reino Unido, atraindo milhões de turistas todos os anos. O destaque da vez é Windsor, cidade onde será realizado o casamento deste fim de semana – são esperados mais de 100 mil visitantes para acompanhar a movimentação da cerimônia.
Sede de uma das residências oficiais da realeza britânica, Windsor fica em Berkshire, às margens do Rio Tâmisa, a menos de uma hora de Londres. É uma cidade histórica pequena o suficiente para ser visitada a pé, onde tudo – desde os prédios até os hotéis e itens à venda nas lojas – faz alusão à rainha Elizabeth II e a sua família.
Com ajuda do VisitBritain, órgão oficial do turismo britânico, apresentamos Windsor e outras atrações ligada a reis, rainhas e príncipes em Londres e no restante do Reino Unido.
Windsor, o destino da vez
O destaque da cidade de Windsor, que fica a 40 minutos de trem de Londres, é o Castelo de Windsor, local escolhido para o casamento do príncipe Harry e de Meghan Markle. Fortaleza há mais tempo habitada em todo o mundo, é refúgio da monarquia desde o século 11 – atualmente, é a casa de final de semana da rainha Elizabeth II.
A celebração de sábado ocorre cerca de 900 anos depois de Henrique I tornar-se o primeiro membro da família real a se casar no local. A cerimônia religiosa será na St George’s Chapel, datada do século 16, localizada no interior da propriedade. Ela é pequena em comparação à tradicional Abadia de Westminster, em Londres, onde o príncipe William e a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, se casaram.
Na St George’s Chapel, Harry foi batizado e o príncipe Charles se casou com sua segunda esposa, Camilla. É também lá onde estão enterrados 10 monarcas britânicos, incluindo o rei Henrique VIII, ao lado de sua terceira esposa, Jane Seymour. Aberta aos visitantes de segunda a sábado, a capela é um exemplo único da arquitetura gótica inglesa e é considerada um dos mais belos edifícios religiosos do Reino Unido.
Ao planejar sua visita ao castelo, é uma boa ideia chegar mais cedo e encontrar o melhor lugar para acompanhar a Troca da Guarda, ainda que ela seja menos concorrida do que a de Londres. A cerimônia geralmente ocorre às 11h de terças, quintas e sábados, mas o calendário às vezes muda.
Até 3 de junho, haverá uma série de eventos especiais no castelo, como oficinas de arte em família aos sábados, nas quais as crianças podem criar tudo, de tiaras de casamento a espadas cerimoniais, para inventar seu próprio casamento real. O ingresso para entrar no castelo custa 21,20 libras (adultos) online.
Outras atrações de Windsor
Windsor Great Park
O parque histórico é um vasto espaço verde, repleto de monumentos, florestas antigas, jardins espetaculares, fauna rara e colorida flora.
Frogmore House
Vem sendo um endereço de descanso apreciado pela realeza desde o reinado de George III. Localizada dentro do parque do castelo, a casa fica aberta aos visitantes em três dias em junho. No mês de agosto, é aberta para grupos de 15 pessoas ou mais, com agendamento (10,30 libras por pessoa).
Eton College
O Eton educou algumas das mentes mais brilhantes e famosas do Reino Unido, incluindo os príncipes William e Harry e os atores Hugh Laurie e Tom Hiddleston. Visitas guiadas são oferecidas apenas uma vez por semana, às sextas-feiras, das 14h às 16h, entre 4 de maio e 7 de setembro (entrada a 10 libras).
Rio Tâmisa
Passeie pelo caminho à beira do Tâmisa e faça paradas nos seus cafés, bares e brasseries. Outra opção na beira do rio consiste em pegar sua bebida e apreciar a vista de Windsor num passeio de barco que leva até o cais privado do hipódromo, o Windsor Racecourse.
Como chegar
- -Trens diretos partem das estações Paddington e Waterloo, em Londres, para a Windsor & Eton Central Station. A viagem dura cerca de 40 minutos. Os trens para Windsor & Eton Riverside levam cerca de 10 minutos a mais, mas ambas as estações estão a uma curta distância a pé do castelo.
- -Os ônibus das companhias Greenline e National Express partem da estação Victoria, em Londres. A viagem dura pouco mais de uma hora.
Londres, a capital da monarquia
Nenhum lugar lembra tanto a realeza quanto Londres, a capital britânica. A cidade reúne pontos como a residência oficial da rainha e de outros famosos integrantes da família real, assim como a igreja utilizada nas coroações e nos principais casamentos, além da prisão onde princesas e rainhas foram presas ou executadas.
Buckingham Palace
Maior entre os palácios reais, Buckingham tem sido a residência oficial em Londres dos soberanos britânicos desde 1837. Durante 10 semanas no verão e em datas selecionadas nas outras estações, as salas oficiais ficam abertas ao público (ingresso a 24 libras). Aproveite para ver a Sala do Trono, a Grande Escadaria e pinturas de artistas como os holandeses Vermeer e Rembrandt.
Nos demais períodos, há pelo menos a chance de assistir, em frente ao palácio, a um dos espetáculos clássicos da realeza britânica: a cerimônia de Troca da Guarda, realizada às 11h, em dias alternados (no verão, pode ocorrer diariamente; com chuva, é cancelada). Confira aqui.
Westminster Abbey
A antiga construção religiosa tem mais de mil anos de tradição real. É a igreja oficial para coroação de reis e rainhas – e é possível ver o trono da coroação na St George’s Chapel. A abadia foi cenário de 17 casamentos reais, incluindo o de William e Kate, em 2011, e é o local de descanso final de monarcas, como Elizabeth I, e de outras personalidades britânicas, como Charles Darwin. O ingresso custa 20 libras online e 22 libras na hora.
Torre de Londres
Essa antiga prisão abrigou personagens célebres, como a princesa Elizabeth (filha de Henrique VIII e Ana Bolena e que seria depois a rainha Elizabeth I), e foi o local de execução de três das seis esposas do polêmico monarca. Hoje, abriga a exposição das famosas Joias da Coroa, uma coleção de 23.578 pedras preciosas ainda usadas em cerimônias – e sempre guardadas sob proteção armada. O ingresso custa 26,80 libras.
No elegante bairro de Belgravia, onde fica o Buckingham Palace, você também vai encontrar este hotel, onde Kate passou a noite da véspera de seu casamento com o príncipe William e um dos locais favoritos da rainha para o entretenimento. Construído em 1910, tem um dos maiores jardins privados de Londres.
Os palácios
— O Kensington Palace é, provavelmente, o mais emocionante desse conjuntos de palácios para se visitar, já que continua sendo o lar de muitos membros da realeza.
A residência oficial de William, Kate e seus filhos, bem como do príncipe Harry e de Meghan Markle, também foi a casa da princesa Margaret e o local de nascimento e da infância da rainha Victoria. Explore as salas oficiais e saiba mais sobre a princesa Diana na exposição de moda dedicada a ela, Diana: Her Fashion Story. Passeie pelos Palace Gardens e desfrute do fascinante Sunken Garden, um oásis isolado plantado em 1908. O ingresso custa 23 libras.
— A Clarence House, anexa ao Palácio St James’s no The Mall, é a residência oficial de Charles e Camilla. Admire a arquitetura e jardins dessa mansão deslumbrante, que abre para o público todo mês de agosto, ao custo de 10,30 libras.
— Apesar de não ser aberto ao público, o St James’s Palace – antiga residência do rei Henrique VIII em Westminster – ainda é uma residência real que abriga eventos de caridade e visitas de Estado. Sendo assim, não é possível explorar o palácio por dentro, mas a bela arquitetura pode ser admirada pela área externa.
— Em meia hora de trem a partir da estação de Waterloo, você chega ao Hampton Court Palace, um dos antigos palácios de Henrique VIII. A construção abriga uma requintada recriação da coroa do monarca e outras atrações, tais como o labirinto mundialmente famoso, encomendado pelo rei William III por volta do ano 1700. Você pode desfrutar de um passeio temático, de uma exposição de culinária Tudor e do labirinto, tudo incluído no ingresso de 22,70 libras.
Passe com desconto
O Three Palaces Royal Pass inclui o acesso à Torre de Londres, ao Kensington Palace e ao Hampton Court Palace a 63 libras (9 libras a menos do que comprando os ingressos separadamente).
Visite também
Inglaterra
Sandringham, Norfolk
-Lar de quatro gerações de monarcas britânicos, a mansão de Sandringham é o retiro rural da rainha. Entre pântanos costeiros e belas florestas, o imóvel é rodeado por muitas paisagens interessantes, que tornam o local perfeito para uma escapada de alguns dias. Neste ano, ficará aberto ao público até 21 de outubro, exceto de 23 a 27 de julho, com ingresso a 16,50 libras.
The Althorp, Northampton
-Outrora a casa da princesa Diana, a Althorp House é agora o local de seu descanso final. O visitante pode passear pelos tranquilos chalés, pelos bosques e pelas pequenas propriedades rurais que circundam Althorp, aberta a visitação neste ano entre os dias 18 de julho e 24 de agosto e entre 27 de agosto e 9 de setembro, com entrada a 18,50 libras.
Escócia
Castelo Balmoral, Aberdeenshire
-O Balmoral conta a história escocesa como nenhum outro lugar. Construído em 1856 em Aberdeenshire, serviu como refúgio rural da rainha. Esse majestoso castelo foi também o cenário para a lua de mel do príncipe Charles e da princesa Diana. Neste ano, estará aberto a visitação até 31 de julho, com entrada a 11,50 libras.
Palácio de Holyroodhouse, Edimburgo
-A moradora mais famosa desse palácio foi Mary, a Rainha dos Escoceses – seu secretário e confidente foi assassinado no local. Fica aberto a visitação praticamente o ano todo, com algumas exceções. Entrada a 14 libras.
Royal Yacht Britannia, Edimburgo
-Foi a embarcação usada pelo marido da rainha, Phillip, no célebre tour real de cinco meses em 1956 e 57, retratado na segunda temporada de The Crown. Ao visitar as exposições do Royal Yacht Britannia, você vai notar que quase todo mundo da realeza já pisou em seu elegante deque. A rainha, Winston Churchill, Nelson Mandela e Rajiv Gandhi são algumas das figuras notáveis que embarcaram nesse majestoso iate, cuja visita custa 16 libras.