A empresa Airbnb, especializada em hospedagens pela internet,informou que baniu permanentemente um anfitrião da plataforma após um casal de turistas encontrar uma câmera escondida. Os visitantes haviam alugado um apartamento na Ilha Porchat, em São Vicente, no litoral de São Paulo, e acharam o equipamento após perceber luzes piscando por trás de um espelho. A câmera estava direcionada para a cama onde eles dormiam.
De acordo com o registro oficial da Polícia Civil, logo depois que desligaram o aparelho, os turistas receberam uma ligação do dono do imóvel questionando se havia ocorrido algum problema. Após os hóspedes falarem sobre a câmera, o responsável alegou que a instalação era uma medida de segurança e que fora mencionada no site de reservas. O casal, porém, garantiu aos policias que não havia nada sobre isso na descrição do apartamento.
O Airbnb informa que baniu permanentemente o anfitrião da plataforma e garante que as regras da empresa são claras ao proibir câmeras em quartos ou banheiros. Caso estejam em outros locais da casa, essa informação deve ser divulgada no anúncio.
Segundo a advogada do casal, os R$ 922,37 investidos por quatro diárias no Condomínio Edifícios Blue Moon e Blue Sky serão ressarcidos pela empresa. Os turistas, após não conseguirem contato imediato com a Airbnb, tiveram de alugar um quarto de hotel para passar a noite.
O casal registrou um boletim de ocorrência na delegacia da cidade e entregou a câmera às autoridades. De acordo com a polícia, a filmadora será encaminhada ao Instituto de Criminalística, com o objetivo de descobrir se os turistas foram filmados e se a máquina armazena dados em algum outro local. A polícia ainda buscará informações sobre o dono do apartamento e o motivo que o levou a instalar a câmera no local.