Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"Tenho fascínio por países exóticos, e o que mais me chamou a atenção foi o Egito. As pirâmides são um dos principais atrativos daquele país, somados a tantos outros, como o Vale dos Reis, onde foram construídas as tumbas dos faraós, e os templos de Luxor e Karnak — atrações imperdíveis para os que buscam história e cultura."
Rogerio Ricardo Azevedo
De Frederico Westphalen
"Fachada principal do templo mortuário da rainha-faraó Hatshepsut, em Luxor. Filha mais velha do rei Tutmés I e da rainha Amósis, chegou ao reinado com 24 anos após a morte de seu pai. Isso no Antigo Egito, da XVIII Dinastia do Império Novo, no início do século 15 a.C."
Alvaro Ughini
De Porto Alegre
"O Egito é um país excepcional por seu valor histórico. A grande Esfinge de Gizé, belíssima e imponente, significava poder e sabedoria e servia de protetora das pirâmides e dos templos egípcios."
Vilso e Terezinha Arnutti
De São João do Polêsine, em 2013
"Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé, é a mais antiga e a maior das três pirâmides na Necrópole de Gizé, na fronteira de Gizé, no Egito."
Tânia Dahmer e Inácio Kliemann
Em maio de 2017
"As pirâmides de Gizé — na foto, a Pirâmide de Quéops — fazem parte do Patrimônio Mundial da Unesco, além de se constituir como uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo. Datadas em 2550 a.C., as construções mostram, até hoje, apesar do desgaste provocado pelo tempo, que os egípcios eram muito bons em arquitetura e engenharia civil. Os blocos que formam as pirâmides desde a base até o topo pesam de duas a 20 toneladas e foram esculpidos e montados com o esforço de 100 mil homens, durante o reinado do faraó Khufu, ou Quéops, em grego. Estima-se que a pirâmide de Quéops, a maior das três desse complexo, tenha levado 20 anos para ser erguida."
Rosana Majewsky
De Porto Alegre, em setembro de 1991
"O Grande Templo de Abu Simbel, com os colossos de Ramsés II na fachada, foi realocado na década de 1960 pela Unesco, juntamente com o templo de Hathor, que fica ao lado, erguido para homenagear Nefertari, a esposa favorita de Ramsés II (consta que ele teve mais de 50 esposas e entre cem e 150 filhos). Localizado no sul do Egito, a 70 quilômetros da fronteira com o Sudão, o complexo arquitetônico corria o risco de ficar submerso pela subida das águas do Lago Nasser."
Domingos Sávio Grandini Kulczynski e Mara Regina das Neves Avila
De Porto Alegre, em setembro de 2017
"O Egito é um dos países mais exóticos do mundo, onde os turistas tem a chance de vislumbrar cenários inacreditáveis. O passeio de camelo nas pirâmides é bem interessante, pois, além de ver um dos cartões-postais mais famosos, ter contato com esses animais é uma experiência incrível."
Volney, Thaís e Solange Olivo
Em janeiro de 2012
"Caminhar pelas areias na área das maravilhosas Pirâmides de Gizé, ou mesmo andar de camelo entre esses lugares é um passeio inesquecível."
Norma Schneider
De Panambi, em 2014