Prestes a completar três décadas de atividades, a Feira Internacional de Turismo (Festuris) consolidou-se em sua 29ª edição, realizada no começo do mês, em Gramado, como um dos principais espaços de negócios do setor na América Latina. Entre expositores de diversas partes do mundo, o evento evidenciou um segmento que passa longe da crise e só amplia suas ambições: o turismo de luxo.
O Espaço Luxury do Festuris, inaugurado na edição de 2016, foi triplicado neste ano, passando de 110m² para 360m². Quem quer investir — ou aproveitar — o segmento precisa entender, primeiro, o que significa luxo no universo dos viajantes. Conforto é primordial, mas não significa ostentação. O público tem buscado mais exclusividade do que futilidade, e, ao mesmo tempo, não abre mão de boas hospedagens e serviços, que precisam estar alinhados a um roteiro de experiências.
— Antes, ir a um hotel supercaro era o que definia luxo. Hoje, é preciso conteúdo, uma experiência exclusiva, que envolva natureza, história ou cultura. Não falamos mais só em qualidade de serviços, mas em qualidade da experiência — diz Jean-Philippe Pérol, ex-diretor para as Américas da AtoutFrance, o órgão de turismo francês, e hoje dono da operadora Turismo Consciente.
A Virtuoso, rede de consultores em viagens de luxo, demonstrou, por meio de uma pesquisa, que o turismo de luxo teve um crescimento de 10% em 2017, comparado ao ano passado.
Nesse caminho de roteiros diferenciados, o Brasil vislumbra um futuro bastante promissor. O país, apesar dos índices de violência e da crise econômica, oferece paisagens naturais singulares e já conta com uma rede hoteleira robusta para esse público.
A Amazônia, as cataratas do Iguaçu e até experiências em tribos indígenas afastadas estão na mira dos turistas mais exigentes. Na América Latina, o Peru desponta com a combinação atrativa de hotéis luxuosos e autênticos e cultura local rica.
— Quem quer luxo está indo buscar o luxo. Luxo é um vício — resume o agente de viagem Marcelo Zingalli, gerente do Espaço Luxury.
Marta Rossi, CEO da Rossi e Zorzanello, que promove o Festuris, explica que o segmento já vinha ganhando espaço em outras feiras e, por conta disso, foi reforçado no evento de Gramado, cidade que também tem conquistado espaço nesse tipo de roteiro. A ideia de Marta é estimular investimentos.
– O Brasil é extremamente rico em oportunidades, e o segmento luxo vive uma curva ascendente. Nossa feira provoca o mercado para outros mercado, e esse é um grande filão — destaca.
Números do Espaço Luxury
Visitantes (buyers, expositores e imprensa): 300
Tamanho: 360m²
Lounges: 9
Mesas de atendimento: 16
Marcas: 53
Visitantes do Festuris: 9 mil
*A jornalista viajou a convite do Festuris