Foi-se o tempo em que turismo de luxo significava, invariavelmente, ostentação. Nos últimos dois anos, o Brasil começou a seguir a tendência mundial em viagens de alto padrão, em que o "luxo" é, mais do que hotéis caros e jatinhos particulares, ter a chance de viver experiências exclusivas, não ao alcance de qualquer mortal, e de realizar roteiros personalizados. (Claro, com muito conforto.)
Ainda há pessoas que gostam de ter tudo do mais caro para impressionar os amigos, mas esse tipo de turista está cada vez mais raro, segundo Robbert van Rijsbergen, executivo no Brasil da Virtuoso, rede global de experiências de luxo. Para o holandês, o país está mais "adulto":
– Conhecimento, para o brasileiro, é o novo luxo. Conhecer arte, conhecer gastronomia, conhecer outras culturas. É algo que enriquece a vida, uma viagem da qual você volta com outros olhos.
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Van Rijsbergen cita o gorilla tracking, uma espécie de observação desses primatas, em Uganda e no Congo, como uma experiência que vem sendo descoberta pelos brasileiros. E a exclusividade vai além, conta o executivo: é também ter a chance, por exemplo, de visitar o museu Hermitage, em São Petersburgo (Rússia), antes da abertura ao público; ter um encontro com o neto de Charles Darwin na Austrália; ou até mesmo jantar com o príncipe Charles e sua mulher, Camilla, no Reino Unido. Sem contar que, em todos os lugares, o turista tem atendimento VIP.
Além da exclusividade, esse tipo de viajante faz questão de pagar por curadoria.
– Ele não está interessado em ficar procurando e correr risco. Quer alguém que programe para ele, que ofereça coisas exclusivas e diferenciadas – ressalta o agente Marcelo Mondadori Zingalli, gerente do Espaço Luxury no Festival de Turismo de Gramado (leia mais abaixo).
– Há tanta informação disponível que é um luxo ter uma pessoa que entende quem você é e lhe dá exatamente o que você pediu. Não tem roteiros prontos, tudo é sob medida – complementa Van Rijsbergen.
Um segmento no qual não há crise
Para o setor de turismo, investir nesse mercado tem sido um porto seguro. Conforme dados divulgados no ano passado pela ITB Berlim e pela IPK International, o segmento registrou crescimento de 48% entre 2011 e 2015.
Além disso, estudos da Organização Mundial de Turismo (OMT) e da International Luxury Travel Market (ILTM) apontam que, apesar de o nicho representar 3% do total de turistas no mundo, é responsável por 25% de toda a receita gerada pelo turismo no planeta. O gasto médio desse turista, em cada viagem, é de cerca de US$ 20 mil dólares, em comparação aos US$ 2,5 mil do viajante tradicional, segundo Zingalli.
Nem a crise derrubou as vendas – Zingalli fala em um crescimento de 5%. Pudera: levantamento feito pelo banco Credit Suisse indicou que o número de milionários no Brasil aumentará de 168 mil para 229 mil, ou 37%, nos próximos quatro anos.
Espaço Luxury faz sucesso no Festuris
De olho nessa tendência, o Festival de Turismo de Gramado (Festuris) deste ano, realizado no início do mês, dedicou uma área de 120 metros quadrados especialmente para o segmento de luxo. Assim como o nicho que representa, a exclusividade era a marca do Espaço Luxury, aberto somente para os fornecedores e as 120 agências especializadas pré-selecionadas pela organização do evento.
Entre os expositores, estavam os hotéis gaúchos Saint Andrews e La Hacienda, as empresas de cruzeiros marítimos Oceania Cruises e Regent Seven Seas Crusies, a companhia aérea Air Tahiti Nui e os destinos Taiti, Barbados e Seychelles, importantes representantes do setor.
Segundo o gerente do espaço, Marcelo Mondadori Zingalli, a iniciativa foi um sucesso, gerando muitos negócios. Tanto que, no ano que vem, o Luxury será ampliado para 200 metros quadrados. Zingalli comenta que, antes mesmo de o Festuris acabar, já havia uma lista de espera para participar da próxima edição.
– O objetivo é tornar esse espaço um evento independente no futuro – projeta.
Gramado como destino de luxo
Outra intenção do Luxury, acrescenta o gerente, era mostrar que Gramado é mais do que o turismo de Natal Luz e multidões. Por isso, expositores e buyers visitaram a Villa Sergio Bertti e participaram de um piquenique no La Hacienda.
A secretaria de Turismo do município aproveitou a oportunidade para lançar o guia Gramado de luxo, com dicas de hospedagem, gastronomia e entretenimento para quem busca experiências exclusivas na cidade serrana, que vão desde um chá da tarde em hotéis encantadores até passeios com táxi-aéreo.
Brasil no jogo
O interesse nesse mercado levou o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) a firmar, em 2009, uma parceria com a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), associação reúne os mais exclusivos hotéis, resorts, pousadas e operadoras, para a promoção do turismo de luxo no país.
A medida vem dando resultado: o Brasil ocupa a quarta posição na lista de maiores receptores de turismo de luxo, atrás apenas de Estados Unidos, Alemanha e Argentina.
Compras, compras
O viajante de luxo talvez não esteja mais interessado em ostentação, mas as compras ainda são um dos principais motivadores desse tipo de turista. Há destinos considerados "paraíso para compras de luxo" – o maior deles é Hong Kong, que recebe muitos chineses.