Balneário Camboriú estreia oficialmente no mercado de cruzeiros nesta terça-feira, quando chega a primeira escala regular do navio Preziosa à cidade. Com 20 paradas programadas até março, o atracadouro Barra Sul, do Grupo Tedesco, enfrentou nos últimos dias uma batalha na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em Brasília, para viabilizar a operação. Uma reunião do órgão aprovou, esta semana, autorização em caráter especial e de emergência para a operação dos transatlânticos.
Balneário Camboriú está apta a receber as escalas programadas. Mas ainda precisará do aval definitivo. O processo de liberação já corre desde o ano passado e a expectativa era que tivesse sido concluído até outubro – o que não ocorreu. A Antaq informou que a tramitação está dentro do prazo e a autorização definitiva está em fase final. Segue em breve para a diretoria da agência e, depois disso, é enviada ao Ministério dos Transportes para outorga.
Com as escalas garantidas, a cidade se prepara para a recepção. O vaivém dos navios tem sido anunciado pelo trade turístico como a grande novidade do verão. Não é para menos: as escalas trarão 81 mil passageiros e tripulantes, o que deve representar um incremento de mais de R$ 45 milhões na economia, segundo a média de gastos por passageiro calculada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O tíquete médio do turista de transatlânticos é de R$ 559, o dobro da média de gastos de um turista comum.
A maioria dos passeios que serão feitos em terra firme é vendida a bordo. A Bontur/Grupo Tedesco, que além do atracadouro também comanda o Parque Unipraias, vai oferecer passeios gratuitos de bondinho aos tripulantes que desembarcarem na primeira escala de cada companhia que virá à cidade – MSC, Costa Cruzeiros e Pullmantur. Segundo informações do Convention & Visitors Bureau, os restaurantes também estão se organizando para adaptar o horário de atendimento aos turistas que descerão dos navios.
A perspectiva da chegada dos cruzeiros enche os olhos dos operadores de turismo também em outras cidades da região. Em abril, na manobra-teste, a maioria dos turistas que saíram da cidade escolheu Blumenau. A cidade já costuma deixar bandas a postos para que os visitantes entrem no clima germânico durante o verão, e vai reforçar o receptivo.
Ricardo Stodieck, secretário de Turismo de Blumenau, acredita que as escalas de transatlânticos em Balneário Camboriú vão potencializar o turismo também na região do Vale.
Novas escalas
O empresário Júlio Tedesco, que comanda o Atracadouro Barra Sul, espera aumentar o número de escalas para a próxima temporada. Segundo levantamento prévio com as empresas de cruzeiros, Balneário Camboriú deve chegar a 30 escalas no ano que vem.
Parte delas será do navio Seaview, da MSC, que ainda está em construção e deve ser lançado na Europa em junho do ano que vem. O transatlântico deverá passar por Balneário Camboriú em 8 de dezembro de 2018.
Foco no trânsito
O desafio, para a prefeitura de Balneário Camboriú, será a organização do trânsito. A parada na Barra Sul é uma vantagem em relação a outros destinos, porque o turista desembarca de frente para as atrações. Mas exige também um exercício de logística para evitar grandes congestionamentos – especialmente no período de alta temporada, entre o fim de dezembro e o início de dezembro.
Nelson Oliveira, diretor da Secretaria de Turismo, diz que um grupo foi formado desde a manobra-teste, em abril deste ano, para avaliar as estratégias a cada parada. Polícia Militar, agentes de trânsito e Guarda Municipal fazem parte do conselho, que espera minimizar o impacto das escalas ao trânsito da cidade.
Melhor temporada
Esta semana também começa a programação de escalas em Itajaí, que receberá navios menores nesta temporada. O transatlântico Silver Muse, da Silversea Cruises, é de alto luxo. Saiu da Argentina com destino ao Caribe, e atracará no píer turístico na segunda-feira pela manhã.
A abertura da temporada catarinense de cruzeiros foi com o navio Sirena, que chegou a Porto Belo no dia 6 deste mês. Somados os três destinos – Porto Belo, Itajaí e Balneário Camboriú – Santa Catarina terá a melhor temporada desde 2014. Até março serão 42 paradas de cruzeiros, cinco vezes mais do que no último verão.