Formado por sete emirados, cada um detendo sua soberania, os Emirados Árabes Unidos destacam-se pelo turismo de luxo, com monarquias como Abu Dhabi e Dubai repletas de obras que impressionam os visitantes.
Renan Turra
Não surge num sonho de criança o desejo de visitar os Emirados Árabes. Até porque, poucos anos atrás, pouquíssimas coisas no país eram capazes de nos atrair. Sendo assim, foi a amizade com dois árabes durante um intercâmbio em Londres que passou a despertar minha curiosidade de conhecer a região. Em dezembro passado, visitei o país. Com guias/hóspedes/amigos, frequentei lugares pouco explorados por turistas e espaços triviais: o Burj Khalifa, maior arranha-céu do mundo, The Dubai Mall, o maior shopping do mundo, e o City Walk, o lugar certo para uma caminhada noturna. Não titubeei ao ser convidado para conhecer o pequeno emirado de Fujairah. Região montanhosa, apresenta a faceta antiga do país, em geral fora da agenda dos turistas. No percurso, mercadinhos à beira da estrada valem a visita. Com medo de visitar os Emirados por conta dos hábitos religiosos ou do idioma? Esqueça. Conhecer o país é válido até para quebrarmos nossas impressões distorcidas. E, feito isso, bem que podemos considerar uma viagem dos sonhos.
Renan, 27 anos, é jornalista de ZH. Natural de Pelotas, viajou para os Emirados Árabes em dezembro de 2016.
Lugares que conhece: Emirados Árabes, Escócia, Itália, Inglaterra, França e Etiópia
Ainda pretende conhecer: Singapura, Jamaica e Portugal,
A construção da mesquita Sheikh Zayed Grand Mosque, em Abu Dhabi, custou US$ 545 milhões. Tem o maior tapete feito a mão do mundo, confeccionado em partes por 1,2 mil mulheres iranianas e depois unido. O mármore branco foi todo importado da Itália, e os mosaicos florais no piso e nas paredes foi confeccionado por artesãos italianos. Uma verdadeira obra de arte.
Ana M. Thomazi, com Eliete Pereira. De Porto Alegre, em outubro de 2014
Em Dubai, encontramos o prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa, com 828 metros de altura e 163 andares. Demorou seis anos para ser construído e custou mais de US$ 1,5 bilhão. Oferece dois andares nos quais os turistas podem conhecer sua estrutura e ter vistas fantásticas de Dubai. O mais alto fica no 148º andar do prédio, a 555 metros sobre o nível do solo. Outro destaque é o Burj Al Arab, um dos hotéis mais luxuosos do mundo, conhecido pela sua arquitetura que lembra um veleiro, no meio do mar.
Giscard Stephanou, com Michelle Stephanou. De Porto Alegre, em fevereiro de 2017
Visitar Abu Dhabi é uma experiência diferente, não só pela grandiosidade de suas construções, mas também pela sua cultura. A mesquita Sheikh Zayed, considerada uma das mais lindas do mundo, emociona pela imponência e beleza indescritível. O lustre, o carpete, as colunas de mármore, enfim, tudo é impactante. Sem dúvida, uma viagem que vale muito a pena.
Mario e Loriza Salazar. De Osório, em fevereiro de 2013