Com pouco mais de 10 mil quilômetros quadrados de extensão e a 3,6 mil metros de altitude, o Salar de Uyuni é um dos destinos turísticos mais conhecidos da Bolívia. Uma imensidão branca que impressiona logo à primeira vista. A cidade de Uyuni, onde ele está localizado, é pequena e abriga hotéis e turistas em sua maioria.
Quando caminhar pela avenida principal, prepare-se para ser abordado por funcionários das dezenas de agências localizadas uma ao lado da outra. A intenção é oferecer o passeio por este que é considerado o maior deserto de sal do mundo. Se você ainda não estiver com o tour comprado, é a hora de pesquisar e pechinchar preços.
Leia também
Roteiro de cinco dias revela algumas das mais belas paisagens da Bolívia
Peru tem atrações turísticas que vão muito além de Machu Picchu
Confira quatro tipos de roteiros pela América do Sul
Há diferentes tipos de pacotes, que podem durar um dia ou até mesmo quatro com destino final em San Pedro de Atacama, no Chile – também é possível fazer o trajeto contrário. Como tinha pouco tempo, fiz o tour de um dia, que para mim já estava de bom tamanho.
A travessia é feita em carros tracionados e que acomodam de quatro a seis pessoas. Torça para ficar em um bom grupo, com pessoas bacanas – é isso que vai garantir um passeio divertido. Não esqueça de levar óculos de sol, protetor solar e garrafa de água. São itens importantíssimos para atravessar um deserto branco.
O roteiro começa no Cemitério de Trens, local em meio a uma planície desértica com locomotivas velhas e enferrujadas, que costumavam cruzar ferrovias desativadas há cerca de cem anos. Antes de atravessarmos o Salar, passamos ainda por uma fábrica de sal de cozinha e outra de tijolos de sal, atividades que garantem o sustento dos moradores.
A história que nos contam do Salar é de que ele data da época da formação dos continentes, quando uma enorme porção de água salgada ficou presa entre as montanhas, evaporando com o tempo. Como todo grande mar ou lago, há diversas ilhas por lá, e uma delas é a principal atração do passeio: Isla Incahuasi, cujo nome significa Casa dos Incas.
Com uma infinidade de cactos que podem alcançar até 10 metros de altura, o cenário é deslumbrante. Logo na entrada, o guia o libera para percorrer o caminho, subir até o topo da ilha e descer novamente, o que dá cerca de 40 minutos de caminhada tranquila, desbravando cada canto do lugar. Isso sem falar na vista incrível para todo o deserto.
Na volta, paramos no meio do nada para fazer fotos em perspectiva, um clássico do Salar de Uyuni, e assistir ao pôr do sol, um espetáculo imperdível.