Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Lugares bonitos e povo acolhedor, por Franco Abruzzi Ghiggi
Quando pensamos na Romênia, a primeira lembrança que nos vem à cabeça é a do personagem da Transilvânia, o famoso Conde Drácula. Pouco sabemos desse país e, talvez por isso, poucos são os que se aventuram a ir até lá. A verdade é que, para quem procura um destino com lugares muito bonitos, um povo extremamente acolhedor, preços acessíveis, uma rica história, bons bares e restaurantes e noites animadas, a Romênia é um prato cheio.
A capital, Bucareste, com uma arquitetura muito inspirada na França, era conhecida antigamente como a “Paris do Leste”. A influência francesa está nos prédios, nas casas, nas avenidas e nos diversos cafés espalhados por toda a cidade. A principal construção é o prédio do parlamento (segundo maior prédio administrativo do mundo, ficando atrás apenas do Pentágono). Dez vezes maior do que o Palácio de Versalhes, com aposentos enormes e finamente decorados, merece uma visita.
Leia mais
Leitores relatam suas experiências em viagens na África
Confira catedrais pelo mundo que valem uma visita
Leitores dão dicas do que fazer em uma viagem a Londres
Para quem quer relaxar, há diversos parques para sentar e passar uma tarde tranquila. Por outro lado, quem gosta de agitação vai encontrar festas que agradam a todos os estilos e, ainda, àqueles que preferem os bares e restaurantes, as opções são múltiplas.
Próximo à capital (cerca de 140 quilômetros), na pequena cidade chamada Sinaia, está o Castelo de Peles, apontado por muitos como o mais bonito do mundo. Em Bran, na região da Transilvânia, encontra-se, no topo de uma montanha, cercado de árvores, o castelo do Drácula, uma das principais atrações turísticas do país.
A Romênia me impressionou. Quem pretende visitar o leste da Europa gastando pouco definitivamente deve incluí-la no roteiro.
Perfil
Franco Abruzzi Ghiggi, 28 anos, é advogado em Porto Alegre. Viajou em novembro de 2016
Lugares que conhece: Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda, França, Bélgica, Egito, Tunísia, Marrocos, Ilhas Canárias, Alemanha, Polônia, República Tcheca, Hungria, Áustria, Suíça, Eslováquia, Croácia, Eslovênia, Romênia, Sérvia, Austrália, Tailândia, Itália
Leia mais relatos de leitores
"Praga é a capital da República Tcheca e fica às margens do Rio Vltava. Tem um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, ficando no top 3 de qualquer lista das cidades mais lindas do continente."
Flávio dos Reis Pereira e Lisandra Santos Defaveri
De Porto Alegre, em setembro de 2015
"A República Tcheca é um dos países mais bonitos que conheci, e Karlovy Vary é uma cidade maravilhosa localizada no oeste da Bohemia. Foi fundada em 1370 e é a mais famosa e turística das cidades-spa tchecas, exibindo uma arquitetura monumental. Foi cenário de vários filmes, entre eles As Férias da Minha Vida e Cassino Royale, que teve o magnífico Grande Hotel Pupp como uma das locações."
Helga Pichler
De Porto Alegre, em junho de 2009
"Dubrovnik, cidade no extremo sul da Croácia, antiga região da Dalmácia, foi muito disputada por povos conquistadores e também por artistas e poetas. Não foi uma cidade bélica e, por isso, sofreu várias invasões em suas muralhas e fortificações, até hoje preservadas. Caminhar por entre as ruelas ou mesmo em sua via principal, toda de mármore, nos remete a esse passado. Vale a pena aproveitar, também, os passeios de barco por ilhas próximas."
Denis Badermann de Lemos
De Taquara, em junho de 2014
"Cortada pelo Rio Danúbio, a capital da Eslováquia, Bratislava, tem pouco mais de 400 mil habitantes. Os prédios históricos na ‘cidade velha’ são dos séculos 14 e 15, sendo a Porta de Miguel (Michalská Brána, na foto) o único portão medieval preservado. Suas lindas praças, como a da velha prefeitura, as catedrais e os castelos encantam a todos que visitam essa cidade, que vivia sob o regime comunista e hoje tem até modernos shopping centers. A culinária local é famosa, e há restaurantes em abundância."
João Carlos Stona Heberle e Ana Helena Heberle
De Cruz Alta