Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Atrações que valem a pena, por Giscard Stephanou
Independentemente da sua religião, alguns dos pontos turísticos que mais valem a pena conhecer na Europa são as catedrais de cada cidade, principalmente pelas características históricas, artísticas e arquitetônicas dessas construções. Confira algumas.
Duomo, Milão – O Duomo di Milano demorou quase 600 anos para ser terminado. Sua construção começou em 1386 e foi finalizada em 1965, o que o converte no último templo medieval construído no mundo.
Leia também
Uma visita às ruínas das Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul
Confira dicas de destinos para fazer turismo religioso
Histórias de Viagem: visita inusitada a uma igreja em Pirenópolis
Catedral de São Basílio, Moscou – Símbolo da capital russa, fica na Praça Vermelha e chama a atenção pelas cores e pelos traços arquitetônicos, projetados por Postnik Yakovlev. O objetivo do projeto era criar um monumento que imitasse as chamas de uma fogueira subindo ao céu.
Catedral do Sangue Derramado, São Petersburgo – É uma igreja ortodoxa russa de São Petersburgo, situada na margem do canal Griboedov. Foi construída no local em que o czar Alexandre II da Rússia foi assassinado, em 1881.
Catedral de Notre-Dame, Paris – É uma das igrejas góticas mais antigas da França. Foi erguida na Idade Média, entre os anos de 1163-1345, e hoje se destaca como um dos principais atrativos turísticos da Cidade Luz.
Catedral de Helsinque (foto) – É uma catedral evangélica luterana da Diocese de Helsinque, na Finlândia. Fica no centro da cidade e ostenta uma cúpula verde e alta, rodeada por quatro menores. Foi originalmente construída como tributo ao czar Nicolau I da Rússia.
Catedral Uspenski, Helsinque – Situada na zona portuária da cidade, é a maior igreja ortodoxa na Europa Ocidental. Pelo seu estilo, a igreja é um dos símbolos mais claros do impacto da Rússia na história da Finlândia.
Basílica de São Pedro, Cidade do Vaticano – Maior e mais importante edifício religioso do catolicismo, trata-se também de um dos lugares cristãos mais visitados do mundo. É o centro do poder papal e, sem dúvida, o maior símbolo do Estado da Cidade do Vaticano.
Perfil
Giscard Stephanou é de Porto Alegre
Lugares que conhece: 71 países/principados/emirados, entre eles Brasil (todos os Estados), Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Inglaterra, Irlanda, Andorra, Itália, San Marino, Alemanha, Áustria, República Tcheca, Mônaco, Vaticano, Grécia, Suíça, Luxemburgo, Liechtenstein, Marrocos, Egito, Turquia, Israel, Jordânia, Palestina, Catar, Índia, China, Japão, Malta, Tailândia, Camboja, Vietnã, Laos, Myanmar, Cingapura e Malásia
Ainda pretende conhecer: África do Sul, Austrália, Sérvia, Croácia
Leia mais relatos de leitores
"A 53 quilômetros de Bogotá, repousa 180 metros abaixo da terra a Catedral de Sal de Zipaquirá. Inaugurada em 2007, a única no mundo na época, é considerada a 1ª maravilha da Colômbia, uma obra de arte e da engenharia dentro de uma montanha. Entre as atrações, um show de luzes que silencia a todos e as indescritíveis 12 estações da via crucis."
Antonio Luiz Rucker
De Estrela
"A Catedral de Palma de Maiorca, La Seu, é uma magnífica obra em estilo gótico. Sua construção durou mais de 300 anos. Diz a lenda que ela começou a ser construída como pagamento de uma promessa feita pelo rei Jaime de Aragão, durante uma tempestade em que a frota real estava ameaçada de afundar. Como a oração foi ouvida, e o rei, salvo, ela começou a ser construída em 1229, depois da libertação da ilha do domínio árabe. Depois das praias fantásticas, a catedral é o cartão-postal mais bonito do lugar."
Maria Cristina Molina Ladeira
De Porto Alegre, em junho de 2013
"A Basílica do Sagrado Coração é um templo da Igreja Católica Romana em Paris localizada no topo de Montmartre, o ponto mais alto da cidade."
Tiago e Gabrielle Vaghetti
Em fevereiro de 2017
"A catedral de Santo Ângelo, última cidade dos Sete Povos das Missões, é a única com orientação solar Sul (as demais tinham sua entrada voltada para o Norte), o que reforça o fechamento de um ciclo de colonização."
Juliana Schwindt da Costa
De Santo Ângelo, em outubro de 2014