Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Muito para aproveitar, por Rudolf M. Nielsen
Balneário da província de Maldonado, Punta del Este tem merecida fama internacional. Para os gaúchos, fica fácil ir para lá de carro; a cidade fica a cerca de 750 quilômetros de Porto Alegre. Para quem vai pela primeira vez, o indicado é ler o Que Hacemos Hoy e hospedar-se na Península.
Entre as atrações, estão visitar o Porto, a Praia Mansa, apreciar o pôr do sol no Portinho tomando uma cerveja, jantar nos bons restaurantes, visitar as lojas de grife da Calle Remanso, conhecer a Praia Brava, fotografar Los Dedos, obra do chileno Mário Irarrázabal, passear pelo Bosque e Beverly Hills vendo as mansões e jardins e visitar o Museu Ralli, que exibe obras de arte, como belas esculturas de Salvador Dalí.
Leia também
Tudo o que você precisa saber para ir de carro ao Uruguai
Uruguai, de carro, em oito paradas
Conheça as belezas escondidas da costa uruguaia
Para quem gosta, Punta tem três cassinos. Passeie pela descolada Barra, com cafés, restaurantes, galerias de arte e lojas; conheça Manantiales e suas praias frequentadas por jovens esportistas.
A cultura tem lugar destacado na vida de Punta del Este. Visite o Museu Taller de Casa Pueblo, construção do artista Carlos Paz Villaró, o Parque de Esculturas – Fundação Atchugarry, na Ruta 10, encante-se com as obras em mármore de Pablo Atchugarry, e assista a concertos gratuitos.
Aproveitando o carro, vá mais longe: visite José Ignácio, que nasceu como vila de pescadores e hoje é frequentada por socialites, e Piriápolis, balneário construído no início do século 20 pelo visionário Sr. Piri e que lembra as praias do Mediterrâneo.
Perfil
Rudolf M. Nielsen, 79 anos, é engenheiro em Porto Alegre
Lugares que conhece: Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Paraguai, Venezuela, México, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Noruega, Croácia, Grécia, China (incluindo Hong Kong) e Japão
Leia mais relatos de leitores
"O mais legal da viagem foi ficar no Hotel da Casa Pueblo. Diferentemente de outros turistas que iam ver a obra de arte, nós dormíamos e acordávamos dentro dela. Era sagrado, todos os dias, ficar na sacada do quarto vendo o pôr do sol e escutando o poema ao sabor de um bom vinho."
Luisa Helena, Marco Anthonio e Anthony Luigi Xavier
De Flores da Cunha, em abril de 2015
"A escultura La Mano, localizada na Praia Brava, foi feita pelo artista chileno Mario Irarrázabal em 1982, no Encontro Anual de Escultura Moderna ao Ar Livre, e representa o homem emergindo à vida. A escultura, também conhecida com Los Dedos, tornou-se um símbolo de Punta del Este."
Deborah Matias e Rafael Michel
De Porto Alegre, em setembro de 2016
"La Rambla Williman é dividida em paradas, identificadas com cartazes no canteiro central da avenida. Em toda sua extensão, os frequentadores podem, em caminhadas, apreciar o pôr do sol e as belas paisagens da costa uruguaia. Praia limpa, com boa estrutura e muito segura. Sem dúvida, foi o melhor Réveillon que passamos."
Flávio Pereira e Lisandra Defaveri
De Porto Alegre, no Réveillon de 2015