"Eu indicaria Punta del Diablo, no Uruguai, pela localização: pertinho dos free shops do Chuy, do Parque Nacional de Santa Tereza, que é maravilhoso, e de Cabo Polonio, um lugar que merece uma visita! Punta del Diablo tem uma praia linda, muitas opções de hospedagem e boa comida, além de ser 'a cara' do Uruguai.
Do Rio Grande do Sul, chega-se de carro indo pelo Chuí ou de avião por Montevidéu. Os preços são baixíssimos durante todo o ano – só a partir do Natal e no mês de janeiro que ficam mais salgados, como em qualquer outra praia badalada do Brasil e do Uruguai."
Claudia Rodrigues, do blog Felipe, o pequeno viajante
"Punta del Diablo é um lugar com uma energia ótima para começar o ano. Infelizmente, não é mais aquela vilazinha de pescadores tranquila do passado, mas conserva um estilo de vida descontraído, sem frescura, com praias lindas, muito queijo uruguaio e doce de leite. Se você estiver na vibe de conhecer outros lugares, Cabo Polonio, que é um lugar lindo, e a charmosa e descolada praia de La Pedrera ficam ali pertinho."
Clarisse Linhares, do Viajando com arte
Leia também
Punta del Este: mais do que uma escala
No verão, as ondas grandes do Silveira dão uma trégua, e o mar, em seus dias de glória, lembra o do Caribe. Entre morros, há o Canto Norte e o Canto Sul, ambos com poucas casas para aluguel, duas ou três pousadas e nenhum comércio. Também não há sinal do celular e 3G. Ao entardecer, o céu apresenta um espetáculo de cores.
Para compras, comidinhas e "contato com a civilização", basta subir o morro e dar um pulo na praia vizinha Garopaba. Por lá, o Guna Madê Hamburgueria acaba de inaugurar um novo espaço lindo e maior, já que o anterior tinha poucas mesas e formava filas atrás dos burgers divinos. Outra novidade é o Carmela Casa de Chá e Café, com delícias argentinas.
Um ponto que a cada ano fica ainda melhor é o Água na Boca, uma casa de pescador quase dentro da praia que tem um respeitável pastel de camarão e uma mesa com vista panorâmica dos barcos de pesca e da praia da Vigia. Ah, por falar em barco de pesca, quem acorda cedo pode comprar os peixes que chegam fresquinhos nos barcos no canto do centro histórico. Os pescadores fazem o filé na hora.
Por fim, não deixe de contemplar a natureza da região em um fim de tarde no Morro da Antena. É uma vista quase aérea de Garopaba, Dunas do Siriú e Gamboa.
Alexandra Aranovich, do blog Café Viagem
Leia também
Ilha do Campeche tem uma das águas mais cristalinas do litoral catarinense
Vista recompensa quem sobe ao topo da Pedra do Urubu, na Guarda do Embaú
Sou muito apaixonada pela Península do Maraú, na Bahia. As águas das praias são cristalinas e tranquilas, ótimas para banho. O local é pontuado de bons restaurantes e pousadinhas aconchegantes, e o clima da vilinha é convidativo. Como o acesso à península não é tão fácil (pela BR-040, que é uma estrada de terra, ou pelo mar), o local ainda não é muvucado. É gostoso, paradisíaco, ótimo para descansar. Fora que as paisagens são lindas.
Para chegar lá, aconselho pegar um carro com tração 4×4, porque, quando chove, rola altos atoleiros na estrada ou no acesso à vila, a ponto de virar piscinas. Outra opção é pegar uma lancha ou um saveiro de Camamu (acho que saem embarcações de Ilhéus e Itacaré também).
Como a maioria pratica preços de São Paulo, para muitos pode ficar um pouco salgado, se o visitante não souber garimpar onde comer. Nas barraquinhas, você consegue preços mais atraentes. Eu tomava umas caipirinhas maravilhosas por R$ 10 à beira-mar!
Janaína Calaça, do blog Jeguiando
Arraial do Cabo é um must go para adoradores do mar. A cidade da Região dos Lagos não é das mais charmosas, mas conta com um invejável cardápio de praias – duas delas estão no ranking do TripAdvisor das 10 me-lhores do Brasil (leia mais abaixo).
A Praia do Farol, quarta colocada, é uma das mais preservadas. O motivo são as regras rígidas da Marinha, que toma conta do local. Só é possível chegar lá de barco, e apenas 250 pessoas podem curtir a praia de mar calmo por vez. Por isso, o tempo de permanência é limitado em 40 minutos. Também não é permitido desembarcar com alimentos e bebidas (e não há quiosques). Resultado: uma água azul-clara transparente e limpa e nada de lixo na areia.
Oitava colocada, a Praia do Forno é acessível por uma trilha morro acima. Exige esforço, mas a vista é privilegiada (foto). Água esverdeada, areias branquinhas, cactos: a paisagem é belíssima. Outra opções: Pontal do Atalaia, Prainha, Praia Grande e Praia dos Anjos. Para você escolher onde quer passar mais tempo, aconselho fazer um passeio de barco logo de cara (custa cerca de R$ 60 por pessoa).
Para quem curte ver peixinhos, Arraial é conhecida como a Capital do Mergulho. Só um alerta: a água dessa região é gelada! (Mas dá para aguentar.)
Também dá para conhecer as vizinhas Búzios e Cabo Frio.
Priscila de Martini, editora do Viagem
As melhores praias do Brasil
Confira o ranking de 2016 do TripAdvisor, elaborado com base nas avaliações dos usuários do site.
1. Baía do Sancho, Fernando de Noronha (PE)
2. Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande (RJ)
3. Baía dos Golfinhos, Praia da Pipa (RN)
4. Praia do Farol, Arraial do Cabo (RJ)
5. Prainha, Rio de Janeiro (RJ)
6. Praia do Madeiro, Praia da Pipa (RN)
7. Praia dos Carneiros, Tamandaré (PE)
8. Praia do Forno, Arraial do Cabo (RJ)
9. Praia do Grumari, Rio de Janeiro (RJ)
10. Galés, Maragogi (AL)