Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
*Por Amilton Monteiro Gazzo e Maria Eloisa Possebon Gazzo
Viajar pelas Montanhas Rochosas do Canadá é uma experiência incrível. Para quem ama natureza, é um prato cheio.
Uma das formas de conhecer essa exuberante região é trafegando pela Icefields Parkway, considerada uma das rodovias mais lindas do planeta. Em cada curva, uma surpresa: são centenas de montanhas de formatos incríveis, lagos de degelo, rios caudalosos, cascatas, geleiras e milhares de pinheiros. Dependendo da época do ano, há a possibilidade de ver a desova dos salmões ou, como no nosso caso, encontrar uma família de ursos passeando tranquilamente.
Leia também
Canadá pretende não exigir visto de (alguns) brasileiros a partir de 2017
Diversidade de atrações faz do Canadá um destino para muitas viagens
A região é totalmente preservada por quatro parques nacionais interligados (Banff, Yoho, Jasper e Kootenay), que formam uma área verde natural enorme. Em meio a tudo isso, há cidadezinhas encantadoras, onde parece que o tempo parou. Mesmo assim, elas contam com uma excelente estrutura de hospedagem e lazer.
Trilhas, teleféricos, passarelas, plataformas, mirantes: os parques têm tudo para o conforto e a segurança dos visitantes que chegam diariamente. Existe também a possibilidade de fazer o percurso por ferrovia, pelo "Trem das Montanhas", que parte de Jasper. (Nós visitamos só a estação.)
Prepare o coração e a máquina fotográfica, porque é um cenário cinematográfico!
Perfil
Amilton Monteiro Gazzo, 71 anos, e Maria Eloisa Possebon Gazzo, 63 anos, são nutricionistas em Canoas
Lugares que conhecem: quase todos os Estados brasileiros, Argentina, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bósnia, Canadá, Croácia, Chile, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Estados Unidos, Eslovênia, Escócia, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Israel, Itália, Jordânia, México, Montenegro, Noruega, Portugal, Polônia, País de Gales, Paraguai, Principado de Liechtenstein, República Tcheca, Suíça, Suécia, Turquia e Uruguai
Ainda pretendem conhecer: Grécia, África e Peru
Leia mais relatos de leitores
No Jasper National Park, deparamos com inúmeros lagos e bosques. Visitamos Athabasca Falls, Maligne Canyon, Maligne Lake, Lake Annete, Lake Edith, entre outros. Ficamos alguns dias hospedados no Fairmont Château Lake Louise, que tem como seu quintal o famoso lago, onde fizemos um passeio de barco. Ali perto, fica o que considerei o mais espetacular dos lagos, o Lake Moraine (foto), de um azul turquesa que mais parece uma pintura. Ele tem esta cor porque é formado pelo descongelamento das geleiras das montanhas.
Lilian Orso
De Porto Alegre, em setembro de 2014
----------------------
Em 2008, minha esposa, Márcia, e eu realizamos o sonho de conhecer as Rochosas canadenses. Para tanto, voamos até Calgary, onde alugamos um carro e partimos para Banff, a 120 quilômetros, porta de entrada para os parques nacionais desta região (Banff, Yoho e Jasper). Cidade repleta de fontes termais e com um entorno exuberante, Banff já oferece um vislumbre do que está por vir. É obrigatória a subida de bondinho até o topo da Sulphur Mountain, de onde se descortina a vista de toda a cidade.
Antônio Pozzer
De Porto Alegre, em 2008
----------------------
As Montanhas Rochosas canadenses estão localizadas na costa oeste do país e contemplam paisagens espetaculares e diversas, com muitos picos, geleiras, cânions, rios, lagos e florestas, perfeitos para trekkings e piqueniques. Um de seus parques é o belíssimo Banff National Park, na província de Alberta. Na foto, o Chephren Peak emoldura o Waterfowl Lake, em um cenário cinematográfico.
Rosângela Loeblein
De Campo Bom, em setembro de 2012