Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
De Havana a Varadero, por Lorena Bernadete Webster
Depois de conhecer vários países democráticos, tive curiosidade de visitar um comunista. Optei por Cuba. Na capital, Havana, o passado cultural está evidente em um deslumbrante conjunto de castelos, catedrais, mansões e museus. Habana Vieja é um fascinante bairro histórico classificado como Patrimônio Mundial da Unesco, com mais de 900 monumentos.
Leia também
Por que Cuba é um destino obrigatório para suas próximas férias
Nos paladares, comida boa e muitas cantadas
Hospedagem na casa de cubanos
É uma linda cidade, com uma arquitetura belíssima, mas tudo deteriorado pelo tempo, porque eles não têm dinheiro para pinturas e reformas. A seguir, elenco algumas atrações:
– Floridita é um bar e restaurante histórico em Habana Vieja. É conhecido como "La cuna del daiquiri" ("o berço do daiquiri") e por ter sido um dos locais favoritos do escritor Ernest Hemingway na cidade.
– Outro bar famoso é La Bodeguita del Medio. Suas paredes estão repletas de escritos e assinaturas de seus visitantes – alguns célebres, como Hemingway, Salvador Allende, Pablo Neruda e Errol Flynn.
– O Museu da Revolução também é imperdível, com muitas fotos e documentos de época. Em uma área aberta, estão expostos aviões, tanques, mísseis e a lancha Granma, com a qual Fidel Castro e seus companheiros saíram do México rumo a Cuba em 1959.
Além de Havana, visitei Varadero, uma das praias mais lindas que conheci. São 22 quilômetros de areias brancas e vegetação nativa. As águas são calmas e azuladas, com barquinhos a vela colorindo o horizonte. Varadero também oferece parques, shoppings centers, saltos de paraquedas e mergulho.
Perfil
Lorena Bernadete Webster, 58 anos, é professora estadual aposentada em São Leopoldo. Viajou a Cuba em junho de 2016
Lugares que conhece: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Tocantins, Goiás, Uruguai, Paraguai, Argentina, Itália, Alemanha, Áustria, Liechtenstein, França, Portugal, Espanha, México e Cuba
Ainda pretende conhecer: Estados Unidos, Inglaterra, Holanda e Tailândia
Leia mais relatos de leitores
"Havana é, sem dúvidas, um dos lugares mais peculiares para se conhecer, pelo modo de vida simples e singular. Nas vias movimentadas e confusas, carros antigos se misturam a bicicletas com passageiros, pessoas caminhando e crianças brincando. Fidel Castro e Che Guevara são figuras estampadas nas ruas e na mente de um povo que preza pela tradição e vive ao som da salsa e dos jogos de beisebol. Em duas das construções ao redor da Plaza de la Revolucion, estão murais de fotos famosas de Che e Camilo Cienfuegos."
Adriane Droste Tonietto
De Caxias de Sul, em setembro de 2015
"A Plaza de La Catedral é um dos símbolos de Habana Vieja. Na foto, ao fundo, a fachada barroca da Catedral de San Cristóbal, declarada monumento nacional, e, à esquerda, o antigo Palacio de los Marqueses de Aguas Claras – hoje, o bar-restaurante El Patio."
Sirlei Ana e Julio Cezar Vallandro
De Porto Alegre, em julho de 2015
"Um dos lugares encantadores de Havana é a Bodeguita Del Medio, bar frequentado por inúmeras personalidades que, ao longo do tempo, registraram em suas paredes mensagens que permanecem lá até hoje. Impossível ir à capital cubana e não tomar um mojito para refrescar a caminhada em Habana Vieja, assim como fazia Ernest Hemingway enquanto viveu em Cuba."
Rafael, Graziela e Arthur Vaghetti
De Porto Alegre, em outubro de 2014