Há pouco tempo, fiz uma viagem com minha família para a Colômbia. Foi incrível. Pude conhecer a capital, Bogotá, cidade com um clima constante durante o ano inteiro. A espetacular natureza é um ambiente favorável para longos passeios, esporte e interação com os animais.
O Parque Metropolitano Simón Bolívar é o maior e o mais importante da capital. Lá se encontram lugares de interesse recreativo como o Museo de los Niños, pedagógico como a Biblioteca Virgilio Barco e turístico como a Plaza de los Artesanos com suas feiras artesanais. A gastronomia é variada e com sabores bem peculiares.
O ajiaco é o prato mais tradicional em Bogotá. Trata-se de um ensopado feito com alguns tipos de batata e frango, servido com milho verde, creme de leite e alcaparras. As arepas são muito consumidas pelos colombianos, principalmente no café da manhã. Essa iguaria se assemelha à panqueca, podendo ser recheada com o que quiser.
Podem ser encontradas em qualquer estabelecimento, inclusive em barracas nas ruas. O mais fascinante da viagem para a Colômbia é a ilha de San Andrés. Diferentemente de Bogotá, tem um clima quente, caracterizando muito bem sua localização, no imenso mar do Caribe. A ilha é pequena, com apenas 27 km², mas repleta de belezas naturais. Assim, um dos principais passeios é alugar um carrinho de golfe e dar uma volta completa na ilha. Esse passeio permite ao visitante conhecer San Andrés por inteiro e admirar pedras e piscinas naturais desse fascinante lugar primitivo.
San Andrés também é uma boa opção para compra de perfumes, produtos de beleza, bebidas e esmeraldas. Na ilha, esses produtos são muito mais baratos do que no resto da Colômbia e no Brasil, por ser uma zona franca, livre de impostos. O povo se inspira muito na cultura jamaicana. As músicas e as cores do reggae estão em bares, cafés, restaurantes e nas ruas.
Impossível não entrar no clima!
PERFIL
Adriana Viegas Cigolini, 27 anos, advogada e professora de inglês de Porto Alegre.
Lugares que conhece: Uruguai, Colômbia, México, França, África do Sul, Austrália, Tailândia, Peru e República Dominicana.
Ainda pretende conhecer: Canadá, Estados Unidos, Egito e Japão.
Leia mais relatos
É difícil eleger um lugar ou sentimento para descrever a Colômbia. Natureza exuberante, valorização histórica, riqueza cultural, organização urbana e povo acolhedor são alguns dos fatores que fizeram eu me apaixonar pelo país. Bogotá é uma cidade surpreendente: cultural, alegre e receptiva. Cartagena encanta pelas ruelas dentro da cidade muralhada, com arquitetura que é uma verdadeira viagem no tempo (fácil entender a paixão de García Marquez). Já o caribe colombiano, com seu mar de sete cores, é um verdadeiro presente para os olhos – e a alma.
Luísa Medeiros, de Porto Alegre
Las Bóvedas é um complexo arquitetônico localizado nas muralhas de Cartagena de Índias, entre os Fortes de Santa Clara e Santa Catalina, às margens do Mar do Caribe. Na época da colonização espanhola, servia como uma cadeia militar e, atualmente, abriga lojas de artesanato local e galerias de antiguidades.
Leonardo Leiria e Caroline Camargo, de Porto Alegre
O Castelo de San Felipe de Barajas está situado em Cartagena das Índias. No início de sua obra pelos espanhóis, em 1536, tinha o nome de Castillo de San Lázaro, por estar situado na Colina de San Lázaro. Em 1657, teve seu nome alterado para Castillo de San Felipe de Barajas. Considerado ponto estratégico de defesa, tem até os dias de hoje um perfeito sistema de som, acústica e ventilação, que permitia aos soldados se comunicarem entre si e usufruírem um ar fresco, devido ao clima quente de Cartagena.
Robert Sidi, de Porto Alegre
Cartagena das Índias, cidade muralhada com casas coloniais dos séculos passados e grandes edifícios modernos. Gastronomia e hospedagem para todos os gostos. Na foto, o Castelo de San Felipe de Barajas.
Paulo Gusmão, de Porto Alegre
Eleita como a primeira maravilha da Colômbia, a Catedral de Sal de Zipaquirá está localizada a 50 quilômetros de Bogotá. O santuário encanta e impressiona por ter sido construído dentro de uma mina de sal, 180 metros abaixo da terra. Este patrimônio cultural, religioso e ambiental faz referência à Via-Sacra de Jesus Cristo e, além de ser um orgulho para os colombianos, é uma das atrações turísticas mais visitadas do país.
Cristiane Vargas e Erich Rodrigues
Estivemos na Colômbia em abril de 2016 e encontramos um país fantástico, colorido e cheio de história. A foto foi tirada no muro que antigamente protegia a cidade, com sua bandeira tremulando. Fomos conhecer a cidade de Cartagena de Índias, fundada em 1533, que é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade. A cidade amuralhada, como é conhecida a parte antiga, está muito bem preservada, com seus sobrados coloridos em estilo colonial espanhol. O muro que cerca a cidade histórica tem 11 quilômetros de extensão, com fortalezas e baluartes espalhados. Ao entardecer, turistas e moradores tomam essa construção histórica para contemplar o entardecer nas águas do Caribe. Cultura, arte, gastronomia misturam-se com uma história riquíssima, proveniente do legado do povo zenú (período pré-colombiano), compondo a identidade do lugar, perceptível, sobretudo, na beleza da cidade e simpatia de seu povo.
Jacqueline Custódio e Ricardo Krolikowski, de Porto Alegre
Catedral de Sal, localizada no interior das Minas de Sal, em Zipaquirá, faz referência à Voa-Sacra de Jesus Cristo. Visitar a Catedral de Sal é um programa obrigatório para quem visita a cidade de Bogotá.
Djalma e Zuleika Rosa, de Porto Alegre
Próximos desafios:
31/05 - Amazonas
7/06 - Amasterdã
14/06: Canela