A capital da terra do sol nascente combina tradição e futurismo ao misturar uma cultura rica e exótica e a tecnologia bastante desenvolvida. A metrópole, que conta com 23 distritos, pode ser percorrida com tranquilidade em trens muito pontuais. Devido à alta densidade habitacional, com 14 mil habitantes por quilômetro quadrado, Tóquio é conhecida pelo caro custo de vida e tecnologia modelo no tratamento de água e esgoto.
Moderna e conectada, Seul preserva filosofia oriental em palácios e parques
Zona desmilitarizada entre Coreias do Sul e do Norte atrai visitantes
Entre as principais atrações da cidade, está o Palácio Imperial, residência oficial do Imperador, que conta com os Jardins Orientais. Também há templos - como o Senso-ji, em Asakusa, onde ocorrem festivais tradicionais, além de ser um bom local para compra de suvenires - e parques como Ueno, em Taito, reduto de arquitetura tradicional, museus, templos e zoológicos.
Cada bairro de Tóquio tem uma singularidade, indo de Shibuya, onde fica o Harajuku, ponto de encontro de cosplays e exportador da cultura moderna japonesa, passando por Akihabara, bairro nerd da tecnologia, com grande concentração de arcades, videogames, otakus, animes e eletrônicos. Para chegar a Shinjuku, é necessário desembarcar em uma estação com 200 saídas. Por lá, encontram-se mais exotismos, como o Calico, café temático com gatos, que atrai turistas e locais. Por fim, outra boa dica é Odaiba, ilha artificial que centraliza as maiores empresas de eletrônicos, museus interativos e uma praia, com vista para a Ponte Rainbow.
Na primavera, ocorrem hanamis, celebrações que contemplam o florescimento das sakuras, flor-de-cerejeira típica do Japão que, junto com o chá verde, dá gosto a comidas e bebidas - não deixem de experimentar o sorvete de chá verde! Também é a melhor estação para visitar o Monte Fuji, que fica a 36 minutos de Tóquio, com o Shinkansen, trem bala que chega a 300 km/h.
Perfil
Francine Cappelli Mussoi, 21 anos, é estudante de Farmácia em Caxias do Sul
Lugares que conhece: Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Mônaco, Indonésia, Itália, Inglaterra, Japão, Nova Zelândia, Portugal, Cingapura, Suíça, Tailândia, Vaticano e Vietnã
Ainda pretende conhecer: China e Coreia do Sul
"Um passeio inusitado e muito divertido é conhecer o Trick Art Museum. Fica em Odaiba, bairro moderno com muitas opções de divertimento, além da bela vista para a baía de Tóquio."
Simone Rosales
De Porto Alegre, em junho de 2015
"Acabo de chegar desta cidade deslumbrante, onde se misturam a tradição e a modernidade, as pessoas são gentis e os metrôs, perfeitos. Na foto está a Tokyo Skytree, torre mais alta do mundo, com 634 metros. O elevador tem capacidade para 40 pessoas e é o mais rápido do Japão, chegando ao mirador em 50 segundos. A vista é de tirar o fôlego."
Marilyn Urrutia
De Uruguaiana
"Senso-Ji é o templo budista mais antigo de Tóquio, inaugurado em 645 para homenagear a deusa da misericórdia Kannon. Incenso é queimado pelos visitantes para purificação. Ele conta com um pagode de cinco andares, vários prédios e o portão Kaminarimon (porta do trovão). O entorno é ocupado por lojas de suvenires e restaurantes."
Alexandre Borges
De Porto Alegre, em junho de 2015