Morei na cidade do Porto de setembro de 2014 até fevereiro deste ano. Antes de ganhar a bolsa de estudos que me levaria ao país que nos deu a língua portuguesa como mãe, nunca havia sequer cogitado pisar em terras lusitanas. Hoje, penso que poderia passar alguns bons anos lá. Me apaixonei pelo país que presenteou o mundo com Camões, Pessoa e Saramago.
Menos badalada, Bósnia é um belo destino mais em conta na Europa
O Porto é um dos lugares mais incríveis, senão o mais, que conheci. Dona de uma ribeira linda, cheia de gente, de restaurantes na beira do Douro, com os barcos todos seguindo o ritmo próprio. Proprietário das caves e do vinho que mais gosto de saudade tem no mundo, agora. Das diversas pontes, de um pôr do sol de sonho, no rio e no mar.
Uma cidade cheia de ladeiras, praças, livrarias, padarias e ruelas lindas e particulares. Que tem o Café Majestic e a Livraria Lello, considerados dois dos lugares mais bonitos, emblemáticos e charmosos do mundo.
De casario histórico e casas simples com suas roupas no varal, até construções modernas como a Casa da Música. O Porto que alia uma grande universidade e uma cena cultural forte e dinâmica com as ruas de festas, dedicadas às centenas de estudantes que passam todo semestre por lá.
O Porto dos azulejos que não deixam esquecer por um instante onde se está. Que encanta brasileiros, espanhóis, italianos, turcos, croatas, búlgaros e toda série de nacionalidades que tive a oportunidade de conviver na residência universitária onde morei.
Naquele Porto, onde ancorei a minha vida por seis meses, descobri um país encantador, lindo, com sotaque divertido e responsável pela melhor experiência que já tive.
Perfil
Alexandra Ungaratto, 23 anos, é estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e dona do blog Sem Fado, que fez durante o intercâmbio.
Lugares que conhece: Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Irlanda e Escócia
Ainda quer conhecer: a América Latina, de forma especial o Chile e o Peru, e outros lugares do Brasil, como Rio de Janeiro e Minas Gerais
O Castelo de São Jorge, construído no século 11 em Lisboa por muçulmanos, remete-nos à época medieval.
Izabel Merlo
De Porto Alegre, em 2012
Para quem vai a Lisboa, é imperdível visitar Sintra, com seus muitos palácios e castelos. O Castelo dos Mouros é uma fortificação construída em torno
do século 10, após a conquista muçulmana da Península Ibérica.
Desde 1995, é classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade.
Marilvana e Rejane Giacomelli Tavares
De Pelotas, em agosto de 2015
Aveiro, a Veneza Portuguesa, é um lindo lugar para se visitar e fugir um pouco dos destinos mais procurados pelos turistas. Ela é famosa por seus canais, suas porcelanas e pelos doces de ovos.
Amilton e Eloisa Gazzo
De Canoas, em maio de 2009
Por duas semanas, curtimos Lisboa e algumas praias do litoral lusitano. No Algarve, ficamos em Armação de Pera, praia muito bonita, mas a que mais nos encantou foi a da Rocha (foto), onde passamos o dia conhecendo de ponta a ponta. As praias de Nazaré e Peniche também são muito lindas, com um mar exuberante e forte, reconhecido internacionalmente pela prática do surfe.
Luiz Armando Suris Pontes e Luciane Simões Pontes
De Balneário Pinhal, em julho de 2015